A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

04/02/2011 15:49

Corte de árvores no São Francisco é "solução radical", reclamam moradores

Marcio Breda e Danúbia Burema
Àrvores no bairro São Francisco. Foto: João GarrigóÀrvores no bairro São Francisco. Foto: João Garrigó
Restos do que foi cortado no São francisco. Foto: João GarrigóRestos do que foi cortado no São francisco. Foto: João Garrigó

Foram ao todo dez anos de “convivência” nem sempre amistosa entre os moradores da região da Avenida Tamandaré e dezenas de árvores plantadas no entorno da garagem da viação de ônibus São Francisco. Porém, o corte de alguns exemplares nesta sexta (4) pela prefeitura foi considerado pela maioria dos vizinhos como uma atitude radical e desnecessária.

Plantadas com distância inferior a um metro e sem passar por nenhum tipo de poda nos últimos anos, as árvores do gênero Ficus cresceram, superaram os dez metros de altura e formaram um corredor bonito de se ver, mas que causava alguns problemas para quem morava por perto. Alguns galhos, de tão pesados, chegavam ao chão.

De acordo com o aposentado Francisco de Assis Silva, de 66 anos, “muita gente aproveitava a escuridão das árvores e usava o esconderijo como motel ou para usar drogas”. Porém, na opinião dele, os problemas poderiam ser resolvidos com uma solução mais simples: a poda.

“É uma pena. Não era preciso cortar, só podar. Árvore nenhuma se deve cortar. Vai ver o que acontece se a gente cortar uma. Um problemão. Em casa mesmo tem uma Paineira que já está encostando os galhos nos fios, mas não posso fazer nada”, reclama o aposentado.

As árvores são cortadas de forma intercalada. As sobreviventes são podadas. As primeiras oito a cair estavam na Rua João Erovaldo. Já os exemplares na Rua Coronel Severino Marques serão derrubados até amanhã.

Morando há mais de 25 anos na Severino Marques, a pensionista Leonor Valério, de 70 anos, acha um absurdo o corte. “Moro na frente e ninguém me perguntou nada. Todos os outros vizinhos reclamaram a mesma coisa. Está certo que haja a poda, mas o corte estraga tudo. Dá tristeza de ver”, lamenta.

Já a diarista Margarete Ramos, de 39 anos, é uma das poucas vozes de apoio ao corte. Diz que tem dó, mas que é “melhor desse jeito”. “O lugar não parava limpo. Tinha que limpar a frente da casa duas vezes por dia. Além disso, tinha o problema das pessoas usando droga. Era perigoso passar a noite”, explica.

Guia - De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o Executivo tem total competência para julgar a necessidade de corte de árvores na Capital. Os critérios estão incluídos em um guia de arborização com mais de 50 páginas feito exclusivamente para as necessidades de Campo Grande.

Segundo a prefeitura, o Guia também serve para que os moradores conheçam os direitos - como e quando - para solicitação de corte de árvores. Sempre que um morador faz uma solicitação, a prefeitura faz um levantamento fitossanitário e só corta após comprovada a necessidade.

Muro surge ana paisagem, depois de corte das árvores. Foto; João GarrigóMuro surge ana paisagem, depois de corte das árvores. Foto; João Garrigó
Moradores lamentam corte de árvores no São Francisco. Foto: João GarrigóMoradores lamentam corte de árvores no São Francisco. Foto: João Garrigó



Sou morador da região e da mesma rua onde foram derrubadas as arvores. Ninguém me perguntou se as árvores estavam prejudicando a localidade. A obrigação da prefeitura é podar as arvores e não corta-las. O mundo clama por melhores condições ambientais e aqui em Campo Grande colocam-se ao chão 12 árvores. Um crime ambiental. Um vergonha para um Estado que tem o Pantanal. Preservar a natureza é obrigação de todos. Essa turma que derrubou as arvores deveriam ser notificados pela policia ambiental.
 
Lucio Alberto Gazal em 05/02/2011 12:31:22
Só pra simplificar, árvores que não ficam no centro de Campo Grande são cortadas na maior banalidade, esta atrapalhando o pedestre, oras, tem mil maneiras de se resolver isto sem cortar a arvore, estão usando drogas, estão urinando debaixo da arvore, estão fazendo sexo na arvore, tudo isso não é culpa da arvore, é culpa da ronda, da pm, de toda a policia campograndense que não faz absolutamente nada, só blitz.
Portanto estão depenando as arvores de Campo Grande por nada e logo nossa cidade não será mais conhecida como ecológica.
 
maximiliano nahas em 05/02/2011 08:28:48
tbem acho um absurdo o corte de arvores por qualquer motivo, ate mesmo pq elas servem de moradia para alguns animais (aves). Como pude observar a maioria dos moradores foram contra e qto cortar uma arvores pelas folhas que ela derruba? Por favor né?! Acho que não é pq é a prefeitura que faz esse trabalho, ela possa agir sem estar consultat a população. O resultado desse tipo de atitude já podemos constatar hoje no clima (ex: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio grande do Sul, Campo grande, um descontrole total) e daqui alguns anos as coisas serão piores,. Ninguem pensa nisso não? Claro que há outros fatores que agravam a siotuação ambiental, mas se todos destruitrem um pouco... Adeus PLANETA TERRA.
 
cibeli adriane em 05/02/2011 06:55:24
Meus caros campograndensses, solicitem a retirada de quantas arvores vcs quiserem, comemorem bastante a "matança"de arvores na nossa cidade. Mas lembrem-se: Nos anos 80 nossa cidade era completamente recheada de árvores e nosso clima é muito agradável. Hoje quando o verão chega ninguém suporta o calor "ïnfernal" que faz e o pior não tem onde se esconder pois arvore quase não existe por aqui.
E depois ainda querem dizer em anuncios publicitários que Campo Grande é uma das capitais mais arborizadas do Brasil.... KKKK só quem nunca saiu daqui cai nessa.
 
José Nogueira Neto em 04/02/2011 06:48:12
Só para simplificar: na calçada da Rua Amazonas, esquina com a Rua Alagoas, há árvores plantadas na calçada que atrapalham a passagem de pedestre, bem como ao redor de uma árvore, na Rua Amazonas, há pingos de ouro que atrapalham a visão dos motoristas que estão na Rua Alagoas querendo cruzar a Amazonas, indo em sentido á Rua Maranhão. Já aconteceram vários acidentes nesse cruzamento.
 
Antonio Carlos em 04/02/2011 05:13:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions