ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Moradores acreditam estarem mais seguros com volta do fumacê

Fabiano Arruda | 26/01/2011 19:33

Na programação desta tarde, pelo menos seis bairros receberiam a borrifação

Fumacê percorre ruas da Vila Nasser. (Foto: João Garrigó)
Fumacê percorre ruas da Vila Nasser. (Foto: João Garrigó)

A volta da borrifação de veneno em veículos, conhecidos como “fumacê”, em bairros de Campo Grande, dá a sensação de segurança aos moradores. A partir de hoje, as regiões com maior Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, começam a receber esse tipo de ação de combate.

Um dos bairros “visitados” hoje pelos carros foi a Vila Nasser, uma das localidades onde foram registrados mais focos de dengue. Aliás, em diversos pontos da região é possível ver terrenos com matagal alto, um dos grandes proliferadores do mosquito.

Maria dos Anjos, de 59 anos, afirma que a passagem dos veículos a deixa mais tranquila. “Tive dengue por duas vezes e, com a fumaça, creio que estamos mais protegidos”, afirma.

Já o comerciante Delcícero Costa, de 48 anos, lembra que o cheiro é forte, mesmo assim, considera necessária a borrifação. “Meu filho, de 8 anos, teve dengue três vezes. Então, toda ação de combate à dengue, é muito boa“, diz.

Segundo os agentes de saúde, mais de 100 quarteirões receberiam a borrifação agora à tarde na região da Vila Nasser. No entanto, eles não souberam dizer se haveria tempo de percorrer todos os quarteirões.

O mesmo carro que esteve na Vila Nasser também percorreria os bairros Nova Lima e Coronel Antonino.

Um segundo carro espalhou o “fumacê no Jardim Centro Oeste, Moreninhas e Aero Rancho. Ambos veículos percorreram as regiões simultaneamente.

Orientações - O veneno utilizado na borrifação é o mesmo aplicado pelos agentes de saúde nas bombas individuais durante as visitas as residências. O produto é enviado pelo Ministério da Saúde.

A secretaria municipal de Saúde recomenda que os moradores abram janelas e portas de suas residências, quando os carros estiverem circulando, para que o veneno circule por todo o local.

As pessoas que tiverem problemas respiratórios devem ficar em ambientes abertos. Além de matar o Aedes Aegypti, o veneno também elimina outros mosquitos, como o transmissor da leishmaniose, e insetos que estiverem na região.

Nos siga no Google Notícias