ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Moradores usam terra de bueiro sujo para tapar buracos nas ruas

Aline dos Santos | 12/02/2016 15:08
Buraco na rua Jatobá foi fechado por morador.  (Foto: Marcos Ermínio)
Buraco na rua Jatobá foi fechado por morador. (Foto: Marcos Ermínio)
Abdias conta que fechou cinco buracos com terra retirada de bueiro. (Foto: Marcos Ermínio)
Abdias conta que fechou cinco buracos com terra retirada de bueiro. (Foto: Marcos Ermínio)

Moradores “meio resolvidos”, com um deles mesmo se define, garantem buracos fechados e bocas de lobo limpas em trecho da rua Jatobá, no bairro Guanandi, em Campo Grande. E mais: um serviço praticamente resolve o outro.

Preocupado com a situação do bueiro no cruzamento da Jatobá com a rua Eduardo Contar, Abdias Francisco dos Santos, 71 anos, conta que logo que viu equipe da prefeitura no bairro, que faria limpeza do colégio, pediu que o bueiro fosse limpo.

“Como sou meio resolvido, tirei a faixa [na cintura] e usei a terra para fechar buracos”, diz. No cruzamento, foram cinco buracos fechados, ainda que de forma improvisada, por seu Abdias. Ele foi presidente do bairro por duas vezes.

Agora, se preocupa com que a limpeza no entorno da escola municipal Plínio Mendes dos Santos não demore. No local, a reportagem verificou que o lixo foi acumulado na rua Eduardo Contar.

Morando no bairro há 40 anos, Maria de Lurdes dos Santos, 64 anos, reclama da buraqueira no Guanandi. “O prefeito tinha que vir aqui e nos outros bairros para ver como está”, diz.

Na esquina seguinte, com a rua Túlio Alves Quito, José Ferreira Santos Filho, 72 anos, prefere não esperar o poder público. Ele mesmo cuida da limpeza do bueiro. “Eu faço a minha parte”, diz. Contudo, reconhece que nem todos tem condições físicas de fazer o serviço da prefeitura.

No cruzamento, também foi jogado entulho para amenizar a profundidade dos buracos. “Foi bom para a gente e para os motoristas. Estava muito desajeitado”, diz José. O descarte do resto de construção foi feito no último sábado.

José mora no Guanandi desde 1978. Tempo suficiente para ver a chegada do pavimento, atualmente tão problemático. “Quando era terra, tinha que botar a bicicletas nas costas. Carro nem passava”, recorda.

Segundo o presidente da associação de moradores, Leondas Delmondes, estava programada para hoje limpeza de bueiros na região. “O bairro está um caos. Mas não adianta limpar e não ter consciência. Depois da limpeza, vamos orientar os moradores a manter limpo”.

Boca de lobo limpa por morador na rua Túlio Alves Quito. (Foto: Marcos Ermínio)
Boca de lobo limpa por morador na rua Túlio Alves Quito. (Foto: Marcos Ermínio)
José conserva bueiro limpo. "Eu faço a minha parte", diz. (Foto: Marcos Ermínio)
José conserva bueiro limpo. "Eu faço a minha parte", diz. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias