ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Morte de desembargador aposentado fecha Fórum em Campo Grande

Aline dos Santos e Ana Maria Assis | 21/01/2011 13:09
João deixa Fórum de Campo Grande sem conseguir atendimento nesta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)
João deixa Fórum de Campo Grande sem conseguir atendimento nesta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)

“Expediente suspenso por luto”. A frase escrita à caneta em uma folha de papel sulfite surpreendeu as pessoas que precisaram de atendimento nesta sexta-feira no Fórum de Campo Grande.

Ao lado, também afixada à grade, uma segunda folha informava que o expediente foi suspenso em virtude do falecimento do desembargador aposentado Rui Garcia Dias, de 76 anos, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ele morreu nesta madrugada.

“Sai do [bairro] Los Angeles na hora do almoço para vir até aqui. E quando chego não vou ser atendido”, reclama João Xisto Rivas, de 57 anos. Ele foi ao local para retirar um documento.

No Fórum, o expediente vai das 12h às 19h. Porém, durante a manhã é mantido o funcionamento do PAC (Posto de Atendimento ao Cidadão).

Entretanto, hoje, somente era oferecido serviço do plantão, restrito a advogados. Para os demais, apenas a agência bancária está em funcionamento.

De acordo com a segurança, muitas pessoas foram ao Fórum e saíram sem atendimento durante a manhã.

Preocupada, Suzana Alves, de 27 anos, teme não conseguir a tempo a certidão de antecedentes criminais. Ela foi aprovada em um concurso público em Rondônia e precisa levar o documento até segunda-feira, quando viaja para o local. “Não sei o que fazer”, afirma, parada em frente ao Fórum, na Barão do Rio Branco.

A suspensão do expediente forense no Tribunal de Justiça e na comarca de Campo Grande foi determinada pela portaria 285, que é assinada pelo presidente do TJ/MS, desembargador Paulo Alfeu Puccinelli. O documento será publicado na edição de segunda-feira do Diário de Justiça.

Pesar - Rui Garcia Dias foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 1979 e aposentou-se em janeiro de 2006.

Foi presidente do Tribunal de Justiça no biênio 1985/86 e eleito Corregedor-Geral de Justiça em 1979. Ele também foi Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE/MS no biênio 1983-1984.

Nascido em Três Lagoas, formou-se em Direito no ano de 1958, pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (RJ), e ingressou na magistratura em 1967, na Comarca de Aparecida do Taboado.

O sepultamento será às 16 horas, no cemitério Jardim das Paineiras, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias