ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Morte após cirurgia para reduzir estômago acende alerta para riscos

Elverson Cardozo | 01/06/2012 10:02

Cirurgia bariátrica é considera uma intervenção de grande porte. O paciente que se submeter ao procedimento necessita de acompanhamento médico para o resto da vida

Fabiana Glaglau faleceu aos 25 anos, em decorrência de complicações da cirurgia de redução do estômago. (Foto: Arquivo Pessoal)
Fabiana Glaglau faleceu aos 25 anos, em decorrência de complicações da cirurgia de redução do estômago. (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os especialistas, o tema é tratado com precaução. Falar sobre os riscos da cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como de “redução do estômago” ou “da obesidade”, causa certo desconforto. A justificativa mais comum, quase universal, é a de que “toda cirurgia tem risco”.

“Até extrair unha encravada ou dente”, afirmou o cirurgião geral, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, James Câmara de Andrade, se referindo às possíveis complicações decorrentes do procedimento.

Mas há um protocolo a ser seguido, explicou o médico. O paciente que deseja se submeter à cirurgia precisa ser assistido por uma equipe multidisciplinar, composta por um clínico, cirurgião, psiquiatra, endocrinologista e nutricionista.

Além disso, a cirurgia - considera uma intervenção de grande porte - é indicada para um pequeno grupo, cujo IMC (Índice de Massa Corpórea) esteja acima dos 35. Pela normatização da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), apenas pacientes com idade entre 18 e 65 anos podem fazer a cirurgia.

Abaixo ou acima dessa faixa etária ou com IMC superior a 40, só com formalização do médico responsável, neste caso, um endocrinologista.

Riscos – Para o cirurgião, os riscos estão mais relacionados à conduta do que à cirurgia propriamente dita. Na maioria das vezes, declarou, as complicações ocorrem porque o paciente “não aderiu ao tratamento que se propôs”.

James Câmara explicou ainda que dos pacientes submetidos à cirurgia, menos de 10% continuam o acompanhamento regular junto ao médico. O erro está justamente aí. Alguns acreditam que quando se atinge o resultado esperado não será mais necessário continuar a visita aos consultórios e, com isso, acabam “relaxando”.

O tratamento, explicou, é para vida toda. “Se fizer tem resultado, se não fizer, não tem”, disse. “Cirurgia não combina com doce ou álcool”, completou, exemplificando.

Intercorrências cirúrgicas - O sucesso da operação depende também do esforço do paciente. Por isso, antes de entrar no centro cirúrgico, é necessário a assinatura de um termo de consentimento e conscientização.

Na clínica onde o médico trabalha, o documento em quatro páginas exige a assinatura do paciente, responsável e uma testemunha. No item que elenca os “riscos do tratamento proposto”, uma referência à literatura médica que traz uma série de complicações da cirurgia bariátrica.

Cirurgião afirma que menos de 10% dos pacientes continuam o acompanhamento regular após a cirurgia. (Foto: Elverson Cardozo)
Cirurgião afirma que menos de 10% dos pacientes continuam o acompanhamento regular após a cirurgia. (Foto: Elverson Cardozo)

Entre as intercorrências cirúrgicas que podem ocorrer estão lesão no braço, lesões vasculares, lesões intestinais, hemorragias e complicações anestésicas. Nas intercorrências pós-operatórias, podem ocorrer infecções (de parede, intra-abdominal, pulmonar, etc.), pancreatite, gastrite, úlcera, hepatite, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, fístulas digestivas, hérnias, alterações digestivas (vômitos, refluxo), obstrução gástrica, entre outros.

Mas o documento também avisa: “Os itens correspondem a complicações pertinentes a cirurgias de grande porte e não apenas com a cirurgia de obesidade”. “O índice mortalidade é em torno de 1,5%, o que pode variar de acordo com cada caso”, informa trecho do termo.

Por conta dos riscos são tomadas uma série de precauções antes da cirurgia. James Câmara afirma que o paciente deve ser submetido a uma bateria de exames.

Pós-operatório - No pós-operatório, a maior dificuldade, segundo o médico, é com relação à dieta. “Após a cirurgia é possível ocorrer carências nutricionais, vitamínicas, minerais e protéicas. [...] É importante lembrar que a pequena ingestão de alimentos pode levar a estados de mal estar, desânimo, paralisias, confusão mental, anemias, queda de cabelo, cegueira noturna, entre outros”, informa trechos do termo.

Há também a informação de que “após a cirurgia pode haver dificuldade na passagem de líquidos e/ou alimentos mais consistentes, do reservatório gástrico para o restante do tubo digestivo, sendo por vezes necessário realizar dilatação endoscópica (que apresenta seus próprios riscos). Em alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica para solução definitiva”.

De acordo com o cirurgião, o paciente que se submete à cirurgia bariátrica deve fazer uso de complementos vitamínicos.

Sem garantias – Na clínica onde o documento está disponível, o paciente que assinar o termo de consentimento para realização da cirurgia bariátrica (por videolaparoscopia) também entende que o tratamento assistido é por toda a vida.

O terceiro item do termo, intitulado “sem garantias”, informa ao paciente que “não há 100% de garantia” dos benefícios e que parte do sucesso dos resultados depende de esforço próprio. “A melhora ou até mesmo a cura do diabetes, hipertensão, fadiga, problemas respiratórios, entre outros, pode não ocorrer”.

Última foto de Fabiana com a mãe, momentos antes da jovem entrar no centro cirúrgico. (Foto: Arquivo Pessoal)
Última foto de Fabiana com a mãe, momentos antes da jovem entrar no centro cirúrgico. (Foto: Arquivo Pessoal)

Caso - A funcionária pública aposentada, Alda Glaglau, de 62 anos, conhece bem os riscos. Aos 25 anos, a filha, Fabiana Glaglau, resolveu fazer a cirurgia bariátrica, mas não chegou nem a receber alta.

Faleceu quatro semanas depois, em decorrência de complicações. “Ela procurou o meio mais rápido”, conta. Hoje, para a mãe, falar sobre o que aconteceu ainda é complicado. "Machuca muito", disse.

Fabiana sempre lutou contra a balança, mas nunca conseguiu emagrecer o quanto queria e, por isso, estava decidida a se submeter ao procedimento cirúrgico por videolaparoscopia. Na época, a jovem estava com 118 quilos.

Para mãe, Fabiana foi precipitada e não deu a devida atenção aos riscos da cirurgia. Queria mesmo era emagrecer.

Hoje, Alda conta que procura alertar os jovens que estão no mesmo caminho e decidos a se submeter ao procedimento. "Eu fico desesperada querendo ajudar", afirmou. “O problema está na cabeça e não no estômago, completou.

Para o cirurgião James Câmara, muito se fala dos riscos e pouco dos benefícios. Uma das primeiras orientações que procura repassar aos pacientes que atende, declarou, é evitar ouvir histórias que não deram certo. "A cirurgia não é mágica, é parte do tratamento", finalizou.

Nos siga no Google Notícias