ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Mosquito ‘da dengue’ fez 221 vítimas por dia neste ano em MS

Anahi Zurutuza | 22/10/2016 18:27
Mosquito transmite os vírus por meio da picada (Foto: Sanofi Pasteur/Divulgação)
Mosquito transmite os vírus por meio da picada (Foto: Sanofi Pasteur/Divulgação)

Há quase dois meses, a dengue não mata em Mato Grosso do Sul. Mas, o mosquito transmissor continua contaminando a população. Até o dia 19 de outubro, quando a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou os últimos boletins epidemiológicos, 58.843 pessoas tiveram doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – média de 221 pessoas por dia.

Ainda conforme a secretaria, a chikungunya fez 20 vítimas e o zika vírus 339. Nenhum das duas doenças matou.

Mais pessoas foram contaminadas com o vírus da dengue, 58.484 no total, e a doença que também foi muito letal – 19 morreram neste ano.

Epidemia – A SES (Secretaria de Estado de Saúde) já prevê epidemias de dengue para o próximo ano. Para prevenir a doença, já existe vacina.

Nas clínicas particulares, cada dose do imunizante custa até R$ 350 e o tratamento completo, cerca de R$ 1 mil.

Em entrevista dada ao Campo Grande News em julho, Mauro Lúcio Rosário, coordenador estadual de controle de vetores, alertou que independemente da possibilidade de ficar imune à doença, a melhor forma de combater as três doenças transmitidas peloAedes aegytpi é exterminar o mosquito. “Não temos certeza da eficácia desta vacina”, ressaltou, acrescentando que por isso, o combate aos criadouros do transmissor não pode parar.

Nos siga no Google Notícias