ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mostra de Cinema Japonês acontece em cinco dias na Capital

Lúcio Borges | 17/06/2015 23:30
Mostra de Cinema Japonês acontece em cinco dias na Capital

O MIS-MS (Museu da Imagem e do Som de MS), na Capital, realiza de 22 a 26 de junho de 2015 a Mostra de Cinema Japonês. A Mostra é realizada em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande (AECNB), e faz parte das comemorações da imigração japonesa no Brasil, que teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista.

Em sua quinta edição, a Mostra apresentará cinco filmes premiados, sempre às 19 horas, no MIS, com entrada franca. As produções dão um panorama dos filmes japoneses, com temas diversos e abrangentes.  s filmes a serem exibidos são o drama em preto e branco “Intendente Sansho” (Sanshô dayû), de Kenji Mizoguchi; a animação “O Conto da Princesa Kaguya” (Kaguyahime no monogatari), de Isao Takahata; “A Maldição da Mulher Cega” (Kaidan Nobori Ryu), de Teruo Ishii; “O Cão que Guarda as Estrelas” (Hoshi Mamoru Inu), de Tomoyuki Takimoto, e “Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno?” (Título em inglês: Why Don’t You Play in Hell), de Shion Sono.

O cinema japonês é um dos cinemas mais plurais do mundo, existe um universo de estilos, temas e formas completamente diferentes entre si. Mas qualquer um que assista a um filme japonês percebe um certo deslocamento, algo difícil de se materializar em palavras mas que está lá presente em todos os seus filmes, seja na comédia comercial mais pueril ou em um documentário social. Alguns críticos ousam dizer que existe uma “japonesidade” inerente ao que eles produzem mesmo quando tentam copiar o cinema ocidental, que ao absorver o que é de fora, misturam com as suas tradições e quando devolvem ao mundo é algo que só poderia ter sido produzido no Japão.

A Mostra Cinema Japônes vem oferecer ao público um olhar sobre a rica e diversa produção japonesa. Apresenta filmes que têm dificuldade em ser distribuídos no Brasil, mas que tem qualidade legitimada por prêmios e festivais.

Nos siga no Google Notícias