ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Movimento "Acessibilidade Já" realiza ação em frente ao Museu Dom Bosco

Nyelder Rodrigues e Paula Vitorino | 15/04/2012 19:15

O movimento “Acessibilidade Já” organizou uma ação de conscientização hoje (15), em frente ao portão de acesso ao Museu das Culturas Dom Bosco. Espera-se que cerca de 200 pessoas participem da mobilização.

No local, foram distribuídos panfletos para carros e pedestres, com orientações e esclarecimentos sobre a má utilização dos espaços reservados para portadores de necessidades especiais.

Entre os espaços reservados, estão as vagas de estacionamento para veículos, um dos espaços mais desrespeitados. Durante a panfletagem, dois carros permaneceram estacionados em local irregular, sem que houvesse alguma manifestação dos donos.

Um dos veículos havia sido multado, e ainda estava com a notificação de infração presa ao para-brisa.

Para que seja permitido usar os espaços reservados, é necessária que se tenha um cartão e um selo de identificação junto ao para-brisa do veículo. Os mesmos podem ser retirados na Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Conscientação - para um dos organizadores do movimento, o comerciante David Marques, de 31 anos, falta consciência da população. “As pessoas dizem que vão parar rápido e já vão tirar. Mas não pensam que nesse momento podem ocupar o lugar que está precisando”, reclama David.

“Quem não tem deficiência física, pode parecer bobeira, mas para quem tem, faz muita diferença. É por isso que os locais mais próximos dos estabelecimentos são reservados”, completa David Marques, que usa uma cadeira de rodas.

Ainda conforme o organizador, o movimento vai tentar propor à Prefeitura que além dos locais públicos, espaços dentro de estabelecimentos particulares também estejam sujeitos a fiscalização da Agetran.

Já para Paulo Sérgio da Silva, de 42 anos e também portador de necessidades especiais, a conscientização tem que acontecer desde cedo. “A educação tem que vir desde criança, mas esse tipo de ação é um início para as pessoas passarem a respeitar”, comenta Paulo Sérgio.

Outra pessoa que opina sobre essas situações é a enfermeira Catarina Roblez, de 48 anos. Mesmo não sendo portadora de necessidades especiais, ela crê que o uso incorreto desses espaços seja falta de respeito e má educação das pessoas.

Ela também reclama da falta de espaços reservados em estabelecimentos particulares. “Em vários lugares, como nos bares, faltam vagas. Isso dificulta muito o acesso para as pessoas com deficiente”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias