ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Movimento feminino de MS envia carta pedindo presença de CPMI no Estado

Paula Vitorino | 22/06/2012 18:02
Reunião aconteceu nesta manhã, na Assembleia Legislativa. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Reunião aconteceu nesta manhã, na Assembleia Legislativa. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Movimentos ligados a defesa da mulher elaboraram uma carta de reivindicação para que a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre a violência contra a mulher no País venha para Mato Grosso do Sul.

A Comissão realizaria audiência em MS ontem e hoje, mas cancelou devido a participação da presidente, deputada estadual Jô Moraes, no evento Rio +20. Com isso, os movimentos do Estado resolveram manter a reunião e oficializar as reivindicações.

Na carta, assinada pelo Comitê Estadual em Defesa da Lei Maria da

Penha e pelo Comitê Nacional de Defesa dos Povos Indígenas de MS, são apresentados os números da violência no Estado, que o colocam na 7ª posição do ranking de assassinatos de mulheres.

Segundo o texto, a taxa de homicídios de mulheres no Mato Grosso do Sul é de 6.0 para um grupo de cem mil habitantes. Por dia, são registrados 15 boletins de ocorrência por violência contra a mulher.

O município de Ponta Porã aparece em 10º lugar entre os municípios mais violentos do país para assassinatos de mulheres.

O texto também chama a atenção para o crescente número de casos. Em 2007 foram 3,9 mil boletins e em 2011 o número de registros foi de 6,2 mil.

Considerando a gravidade da situação de insegurança das mulheres

no Estado, a presidente do Comitê Estadual, Marlene Ricardi de Souza, frisa que é fundamental a presença da CPMI em MS, com urgência.

“É uma força a mais que teremos para pressionar o Governo a cumprir os direitos das mulheres”, explica.

A comissão termina os trabalhos em agosto e deveria passar pelos 10 estados com maior número de violência.

Delegacias - A principal reivindicação do movimento é pelo funcionamento 24 horas das Deams (Delegacias de Atendimento a Mulher), além da ampliação do número de delegacias especializadas.

“A violência não tem hora para acontecer e nos fins de semana é quando acontece o maior número de casos de violência”, frisa.

Segundo o relatório, apenas 12 municípios do Estado contam com Deams. A Capital conta com apenas uma Deam, enquanto pelo número de habitantes o necessário seria quatro unidades.

Com isso, as mulheres são obrigadas a procurar delegacias não especializadas no atendimento.

“Os municípios com grande área rural e assentamento precisam de Deams”, diz.

Indígenas - Outra denúncia apresentada na carta é em relação a violência que acontece nas aldeias e acaba ficando escondida.

“As mulheres rurais, indígenas e quilombolas são vítimas silenciosas de inúmeras formas de violência aqui no MS e são invisíveis ao poder público”, diz o texto.

No caso das mulheres indígenas, no Estado com a segunda maior população indígena do país, a carta chama a atenção para o fato de “não existe um aparato que atenda a diversidade étnica cultural e, a polícia dos municípios remete o problema para a União, o que em realidade é mais descaso”.

A vice-presidente da Articulação dos Indígenas do Pantanal, Silvana Dias, alerta também falta informação dentro das aldeias.

“É preciso discutir a lei Maria da Penha dentro das aldeias, com nossos líderes, que são homens. Falta informação, a maioria nem sabe dos direitos”, frisa.

Ela ressalta que a maior barreira para a informação é a língua. A Articulação luta para que as cartilhas sobre a Lei sejam elaboradas também nas línguas nativas e que as delegacias nas áreas indígenas tenham tradutores.

“Quando chega a ir para fazer a denúncia, a língua é impedimento e a mulher não consegue registrar boletim de ocorrência”, diz.

Para discutir o tema, mas com foco voltado para as mulheres indígenas, está sendo organizado um seminário para o mês de julho, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias