ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

MPE abre 10 inquéritos para investigar presídios de Campo Grande

Luciana Brazil | 04/07/2012 18:10
Presídio de Segurança Máxima é uma dos estabelecimentos investigados pelo MPE. (Fotos:Arquivo)
Presídio de Segurança Máxima é uma dos estabelecimentos investigados pelo MPE. (Fotos:Arquivo)

O Ministério Público, por meio da 50° Promotoria de Justiça, instaurou inquéritos para investigar irregularidades nos estabelecimentos penais de regime fechado e semiaberto de Campo Grande. Entre as falhas do sistema prisional, o órgão investiga falta de segurança nos presídios, onde tem sido possível entrar com celulares, bebidas alcoólicas e entorpecentes, além de superlotação.

Ao todo, são 10 inquéritos civis que foram publicados hoje no Diário Oficial do Ministério Público Estadual.

A promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin também investiga falhas na Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), onde falta colchões para que os presos cumpram a pena com dignidade, de acordo com o inquérito.

O Presídio de Segurança Máxima Jair Ferreira Carvalho, o Presídio de Trânsito e o Instituto Penal de Campo Grande também serão investigados por favorecerem a entrada de celulares e substâncias psicoativas.

O MPE irá ainda apurar as irregularidades no Presídio Feminino Irmã Zorzi, quanto à alimentação, aos alojamentos e ao local das visitas internas.

Outra falha apontada pelos inquéritos é a falta de funcionamento dos aparelhos de raio-x que estão desativados no Presídio de Segurança Máxima, onde também tem faltado água. A promotora destaca ainda a ausência desses equipamentos de segurança em outros estabelecimentos penais.

A torre de vigilância do Presídio de Trânsito que está desativada compromete a segurança da unidade e dos servidores que trabalham no presídio, possibilitando ainda possíveis fugas ou atentados.

Um dos inquéritos civis apura também o falta de segurança no Estabelecimento Penal Feminino de regime semi-aberto e Casa do Albergado, onde é frequente a entrada de bebidas alcoólicas e celulares, que são jogados pelo muro.

Entre os inquéritos, está a investigação da falta de vagas de trabalho aos internos nas unidades penais de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias