ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

MPE abre cinco inquéritos para investigar contratos antigos da TVE

Ricardo Campos Jr. | 15/05/2015 17:48

Supostas irregularidades em contratos firmados há dez anos pela TV Educativa, maioria deles extinta, motivaram a abertura de cinco inquéritos civis públicos pela 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. Os editais foram publicados na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial do Ministério Público.

Um dos alvos das apurações é a empresa JCKR Vídeo, cuja denúncia aponta falta de razoabilidade na licitação, tendo em vista a prorrogação dos serviços sem previsão contratual, além do valor da compra dos equipamentos.

O procurador jurídico da emissora pública, Danilo Magalhães, há suspeitas de que a companhia prestou serviços mesmo estando irregular junto ao INSS. No entanto, segundo ele, “a práxis era exigir essa documentação apenas quando fosse renovar o contrato e quando foi renovar, ela apresentou”, explica.

Também entra na mira do MPE o serviço da Pereira & Lima Ltda. ME, que teria representado terceirização da atividade fim da TVE, já que ela fazia sonorização e tratamento de áudio dos programas regionais.

O advogado relata que a empresa foi contratada por meio de licitação na época em que a emissora não tinha equipamentos próprios e dependia de produtoras para gravar os conteúdos. No entanto, quando eles iam ao ar, tinham qualidades de som diferentes e a Pereira & Lima tinha a função de padronizar esse áudio. “Esse contrato acabou, se não me engano, em 2005, ou seja, há dez anos”, questiona Magalhães.

A transferência de um funcionário da TVE para a Defensoria Pública está sendo questionada. O servidor, que fazia parte do setor administrativo, mudou há dez anos de órgão. Inicialmente, a transferência foi negada porque a emissora entendeu que a função dele na outra repartição não era compatível com o objeto de concurso, mas o rapaz recorreu e a SAD (Secretaria Estadual de Administração) entendeu que não havia problemas e autorizou.

Outra polêmica está relacionada a um restaurante que deveria funcionar dentro da TVE, mas que segundo Magalhães sequer chegou a ser aberto. Houve duas licitações para contratar empresas para assumir o empreendimento, mas os processos não tiveram interessados. O sindicato dos radialistas pediu autorização para ocupar o espaço e recebeu autorização por meio de contrato informal.

“A proposta, na época, passou pelo crivo do procurador-geral do estado, por todos os secretários e pelo governador, que na época era o Zeca do PT”, conta.

Para o diretor da emissora, Bosco Martins, os inquéritos não têm fundamento. Ele acredita que os procedimentos serão arquivados. “Eles conseguem perder tempo com isso. É uma vergonha promotor se prestar a esse papel, levantando poeira lá de trás. Quem não deve, não teme. Pode investigar tudo, absolutamente tudo”, completa.

Nos siga no Google Notícias