ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

MPE abre inquérito para cobrar melhor qualidade da água na Capital

Edivaldo Bitencourt e Vinicius Squinelo | 16/01/2014 14:23

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil público para apurar a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campo Grande e do Estado e exigir melhor qualidade da água na Capital. O objetivo é reduzir a presença de substâncias que podem alterar o sistema hormonal das pessoas, segundo estudo publicado pela Unicamp (Universidade de Campinas) em setembro do ano passado.

A investigação será conduzida pelo promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida. Ele quer apurar a eventual responsabilidade do poder público municipal e estadual, que podem criar legislações suplementares à federal para exigir melhores índices no padrão de potabilidade da água disponibilizada à população.

O pedido de investigação foi feito por Silvio César Siravegna, que é funcionário do MPE.

No ano passado, estudo da Unicamp mostrou que a água servida em 20 capitais precisa melhorar muito. Segundo o pesquisador Wilson Jardim, do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas, cerca de 800 substâncias afetam o sistema hormonal e são conhecidas como contaminantes emergentes, mas não são reguladas por nenhuma lei ou regulamento.

Entre os produtos que contaminam a água estão materiais usados na higiene do ser humano. O promotor deve cobrar explicações da Prefeitura e do Governo do Estado.

Nos siga no Google Notícias