ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

MPE apura falta de ambulatório para preparar cirurgia de mudança de sexo

Ricardo Campos Jr. | 31/10/2015 10:46

A implantação de ambulatório destinado aos pacientes interessados em cirurgia de mudança de sexo pelo SUS na Capital ainda é uma incógnita. O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito nesta quinta-feira (10) para investigar o caso e está cobrando informações do município quanto ao projeto, que está dentro das metas da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para o ano de 2015.

A Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde informou ao Campo Grande News que até o momento não houve qualquer formalização, por parte da prefeitura, para autorizar a abertura do atendimento, apenas contatos via telefone e e-mail pedindo orientações sobre o tema.

Uma equipe de técnicos da secretaria, com apoio do ministério, chegou a visitar um ambulatório desse gênero em João Pessoa. O objetivo foi conhecer os aparatos necessários para que o mesmo serviço seja disponibilizado à população campo-grandense.

Pelo menos o projeto do espaço deveria ficar pronto até dezembro, o que envolveria o número de profissionais e estrutura física necessários. A conclusão dos trâmites e conseqüente abertura ao público consta no plano de metas da Sesau para o quadriênio 2014-2017, mas por hora, o processo parece não estar andando.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do município pedindo informações sobre o andamento da implantação do ambulatório. O órgão afirmou que o assunto diz respeito à Coordenadoria de Atenção Especializada, cujos integrantes estão em palestra e só poderão dar uma resposta sobre o assunto na próxima terça-feira.

Direito – A transexualização passou a ser realizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde desde 2013, quando uma portaria do Ministério da Saúde foi publicada regulamentando o serviço. Apenas quatro hospitais estão autorizados a realizar o procedimento. Cada um deles fica em um estado diferente: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.

Às demais unidades federativas é necessária a criação de um ambulatório com equipe multidisciplinar para atender os pacientes antes da cirurgia. A preparação envolve, entre outras coisas, consulta com psicólogos, administração de hormônios e realização de exames.

Sem esse atendimento primário, que geraria um encaminhamento para a operação, um paciente de Mato Grosso do Sul não consegue ter acesso ao procedimento, segundo explica a presidente da Antra-MS (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), Cristiane Stefanny Venceslau.

“O estado que atende a demanda, cobra do município que enviou o paciente. Nenhum profissional da rede pública de Campo Grande tem dado esse encaminhamento para atendimento fora daqui. Por isso a necessidade desse ambulatório, principalmente para reduzir gastos”, relata.

Na rede particular, segundo ela, a operação pode custar até R$ 50 mil, fora os remédios necessários. “Uma caixa de bloqueador de hormônio masculino custa R$ 180 com 20 comprimidos. Imagina quanto que daria isso no decorrer de dois anos”, questiona Cristiane.

Sem condições de bancar por conta o tratamento, segundo ela, muitas travestis têm recorrido ao uso indiscriminado desse tipo de substância, que se mal administrados tornam-se um risco à saúde.

“A princípio a gente quer que seja criado pelo menos o ambulatório e vá, aos poucos, inserindo os profissionais. Os mais importantes nesse momento são o psicólogo e endocrinologista para que possam receitar esses hormônios”, explica.

Nos siga no Google Notícias