ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

MPE cobra piso tátil dos outros, mas não dá exemplo de acessibilidade

Zana Zaidan | 01/06/2014 12:59
Ao lado do Fórum, prédio do MPE tem piso tátil só na calçada (Foto: Marcos Ermínio)
Ao lado do Fórum, prédio do MPE tem piso tátil só na calçada (Foto: Marcos Ermínio)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou investigação para apurar a falta de piso tátil nos terminais de Campo Grande, mas os prédios do próprio órgão não têm a guia para deficientes visuais.

No Parque dos Poderes, sede da Procuradoria Geral do Estado, a única entrada que dá acesso aos pedestres é desprovida da sinalização. O mesmo acontece em todo o caminho que precisa ser percorrido para chegar até a entrada principal.

Nas promotorias agrupadas no prédio ao lado do Fórum, na rua da Paz, o piso tátil se restringe à calçada. Mas o deficiente que quiser entrar no local, não terá como se guiar.

Já na avenida Ricardo Brandão, outra sede do MPE em Campo Grande, o piso foi instalado, e segue todo o percurso, desde o portão de entrada, passando pelo estacionamento, até chegar na entrada.

No Parque dos Poderes, pedestre percorre longo caminho, tudo sem sinalização (Foto: Marcos Ermínio)
No Parque dos Poderes, pedestre percorre longo caminho, tudo sem sinalização (Foto: Marcos Ermínio)
Prédio da Ricardo Brandão é único onde há acessibilidade (Foto: Marcos Ermínio)
Prédio da Ricardo Brandão é único onde há acessibilidade (Foto: Marcos Ermínio)

Exemplo – Sobre a cobrança feita sem dar o exemplo, o MPE afirma reconhece a falta de adequação às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Por meio de nota, a assessoria de imprensa do órgão afirma que o processo para obras de calçada e piso tátil, no prédio da Procuradoria-Geral, encontra-se em processo de licitação, e serão iniciadas neste ano, sem no entanto, especificar a data.

Quanto às Promotorias da Rua da Paz, o MPE considera estar dentro das normas da legislação e, portanto, não serão feitas mudanças.  

O procedimento para averiguar a acessibilidade nos terminais de ônibus foi publicado no Diário Oficial do MPE, e instaurado pela promotora de Justiça dos Direitos Humanos, Jaceguara Dantas da Silva Passos.

Em visita à dois terminais - General Osório e Morenão – o Campo Grande News constatou que além da falta de piso tátil, as calçadas estão danificadas ou precisam de reparo.

O piso tátil está previsto na Lei Federal 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

Nos siga no Google Notícias