ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Promotora de Justiça estabelece prazos para viabilizar consulta de enfermagem

Vinícius Squinelo | 29/09/2011 10:31

O MPE/MS (Ministério Público Estadual), por meio da promotora de Justiça de Saúde Pública, Sara Francisco Silva, determinou um prazo de 15 dias para que a Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande) publique a normatização da assistência de enfermagem nos ciclos de vida, independentemente da elaboração do fluxograma da enfermagem.

Também foi estabelecido um prazo de 120 dias para a secretaria anexar os fluxogramas de atendimento e encaminhamentos dos pacientes na rede SUS (Sistema Único de Saúde).

O posicionamento do MPE é referente à normativa do Ministério da Saúde de 2007, que agora está em processo de estudo para ser aplicada em Campo Grande, e que prevê a realização de CE (Consultas de Enfermagem) por enfermeiros em unidades públicas de saúde.

Entre as atribuições autorizadas pela portaria, estão a de que o enfermeiro poderia solicitar exames complementares, prescrever e transcrever medicações, além de emitir um "pré-diagnóstico" para depois encaminhar o paciente para o médico especifico.

Na Capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que as CE já acontecem nas unidades de saúde, realizando a triagem antes do encaminhamento para a consulta médica.

O MPE/MS realizou ontem uma audiência de trabalho com o Grupo Técnico de Atuação Intensiva.

Na reunião foi apresentado o cronograma de capacitação dos profissionais de enfermagem que realizarão a consulta de enfermagem e do cronograma de implementação com o mapeamento das Unidades de Saúde que possuem os profissionais já capacitados e atendendo, independentemente da realização do curso de reciclagem. Também foi entregue o levantamento das Unidades que ainda não possuem profissionais com condições de realizar as consultas, ou que possuem em número insuficiente (casos em que deverá ser informado o Planejamento de Contratação de mais profissionais de enfermagem).

A diretora de Assistência à Saúde, Ana Paula Gonçalves de Lima Rezende esclareceu que a Normatização da Assistência de Enfermagem nos Ciclos de Vida está aprovada pelas duas Comissões do Conselho Municipal de Saúde e na sexta-feira (30) o protocolo será levado para aprovação na reunião plenária. Na oportunidade ela informou que a consulta de enfermagem sempre existiu e que a padronização do Ministério da Saúde está sendo cumprida.

A Presidente do Coren/MS, Amarilis Pereira Amaral Scudellari, ressaltou que para padronizar as consultas de enfermagem é preciso disponibilizar um enfermeiro Gerente nas Unidades de Saúde e também redimensionar o quantitativo de enfermeiros no plantão da emergência das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento).

Nos siga no Google Notícias