ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

MPE exige capacitação de conselheiros tutelares municipais

Filipe Prado | 05/11/2014 12:59

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou um inquérito para investigar uma deliberação, publicada no Diário Oficial da Capital, sobre a capacitação dos conselheiros municipais, sem prazos para a instrução. Com isso o MPE emitiu uma recomendação à Prefeitura de Campo Grande e ao CMDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para regularizar e tomar providências para a capacitação.

Conforme a recomendação, publicada no Diário Oficial de hoje (5) do MPE, o Inquérito Civil nº 097/2014, tem o objetivo de apurar as irregularidades da deliberação 423/CDMCA/14, que impõe a capacitação dos conselheiros tutelares suplentes, porém sem prazo para a instrução.

O promotor da 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Campo Grande, Gerson Eduardo de Araujo, considerou que a deliberação configura, em tese, em improbidade administrativa, sendo que o MPE deve prevenir o município contra condutas que possam lesá-lo.

A capacitação, coordenada pelo CMDA, deve ampliar, aos conselheiros tutelares suplentes, a “eficiência e eficácia com vista a melhorar a qualidade dos serviços prestados, bem como sua atuação preventiva”.

Por fim, o MPE deu um prazo de cinco dias para que a prefeitura entregue os documentos que comprovem as medidas adotadas à capacitação dos conselheiros tutelares, por meio de cursos, palestras e seminários, além de treinamentos práticos por profissionais contratados pelo CMDA, utilizando o fundo municipal para a infância e adolescência.

Caso o prazo não seja cumprido, o ministério público “adotará as medidas legais necessárias para assegurar a efetividade das normas legais e constitucionais mencionadas”.

O Campo Grande News entrou em contato com a prefeitura da Capital, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta sobre a capacitação do conselheiros.

Nos siga no Google Notícias