ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

MPE investiga irregulares no descarte de resíduos no lixão do Noroeste

Michel Faustino | 15/01/2015 20:08
Aterro do Jardim Noroeste acumula entulhos e irregularidades. (Foto: Marcos Ermínio)
Aterro do Jardim Noroeste acumula entulhos e irregularidades. (Foto: Marcos Ermínio)

O MPE (Ministério Público Estadual) investiga eventuais irregularidades no descarte e manuseio dos materiais depositados no aterro de entulhos localizado no bairro Jardim Noroeste, na Capital. Segundo o órgão, há denuncias de que os materiais estariam sendo queimados afim de ampliar a área de descarte.

Conforme o inquérito que está sendo tratado na 26ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande, os incêndios provocados a fim de ampliar a área de descarte e eventualmente separar os entulhos estaria ocasionando danos ambientais, bem como o incomodo nos moradores da região que acabam inalando a fumaça provocada pelos focos de incêndios.

O aterro, localizado na rua Terra Vermelha, no bairro Jardim Noroeste, é o único destino correto das mais de 1.400 toneladas diárias de RCC (Resíduos da Construção Civil) produzidas na Capital. Porém, o local não tem licença ambiental e está saturado.

Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado em 20 de setembro de 2010 pela administração municipal e o MPE, previa a proibição da entrada de veículos, pessoas e animais, com exceção para carga, descarga e manutenção. Além de uma guarita e vigilância permanente da Guarda Municipal.

No entanto, até hoje não se vê fiscalização nem guarita no local. E ainda, há dezenas de pessoas trabalhando na coleta de materiais em meio ao intenso movimento de caminhões e carros que sobem a montanha de entulhos.

A prefeitura de Campo Grande foi procurada por meio da assessoria de comunicação para se pronunciar a respeito do não cumprimento do TAC e a eventual falta de fiscalização no local, no entanto, até o fechamento desta matéria não houve retorno em relação ao pedido de informação.

Nos siga no Google Notícias