ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

MPE manda Prefeitura incluir todas as religiões na “Quinta Gospel”

Edivaldo Bitencourt | 14/08/2014 11:16
Rosa Saron, banda católica, não é evangélica e obteve aval da Fundac (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Rosa Saron, banda católica, não é evangélica e obteve aval da Fundac (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Após a “guerra santa” deflagrada na Câmara Municipal, o MPE (Ministério Público Estadual) mandou a Prefeitura de Campo Grande incluir todas as religiões na “Quinta Gospel”, evento religioso que antecede a Noite da Seresta. A promotora de Justiça de Direitos Humanos, Jaceguara Dantas da Silva Passos, afirma que o município não pode “contemplar a tão somente à religião evangélica”.

A polêmica começou com a nomeação da ex-vereadora Juliana Zorzo (PSC) para comandar a Fundac (Fundação Municipal de Cultura), que é evangélica como o prefeito Gilmar Olarte (PP). E ganhou dimensão maior com o veto à apresentação da cantora Rita Ribeiro, artista espírita e que apresenta o projeto “Tecnomacumba”.

Em ofício encaminhado ao presidente da Tenda de Umbanda Pai Joaquim de Angola, Elson Borges dos Santos, Juliana argumentou que a “lei reconhece como manifestação cultural as músicas e eventos gospel evangélico”. No documento, ela até explica o termo gospel, que seria mais ligado aos protestantes.

Provocada após a polêmica, a promotora emitiu uma recomendação em que pede o fim da discriminação nas apresentações culturais da Quinta Gospel. Jaceguara pede que a Prefeitura se abstenha de interpretar a Lei Municipal 5.092/2012, que institui o programa, de contemplar apenas as religiões evangélicas e dê o mesmo espaço, sem discriminar as religiões, a todas as denominações e crenças.

Para justificar o pedido, Jaceguara cita o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos em vigor no Brasil desde 1992, a Convenção Americana de Direitos Humanos, declaração da ONU e a Constituição Brasileira de 1988.

Se a prefeitura manter o veto à apresentação de outras religiões, como espíritas e de umbanda, o MPE poderá ingressar com ação na Justiça para obrigar a Fundac a patrocinar as apresentações culturais que não sejam apenas evangélicas.

Nos siga no Google Notícias