ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

MPE pede afastamento de seis agentes de Unei suspeitos de tortura

Nadyenka Castro e Aline dos Santos | 13/05/2011 17:31

Caso aguarda decisão da Justiça

O MPE (Ministério Público Estadual) pediu o afastamento de seis agentes socioeducativos da Unei (Unidade de Internação Educacional) Dom Bosco, em Campo Grande, suspeitos de terem torturado adolescentes.

De acordo com a promotora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, da 28ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, denúncia feita ao órgão informava que no dia 17 de março deste ano, quando a Unei estava funcionando no prédio da antiga Colônia Penal Agrícola, estes servidores agrediram vários internos com socos, chutes, tonfas (espécie de cacetes, conhecidos popularmente pelos agentes como “chicos”) e uma lanterna.

Diante da denúncia, a promotora instaurou um procedimento que contém as provas da tortura e ingressou com ação judicial, em maio, com pedido de liminar de afastamento provisório dos seis agentes.

O MPE pede que os servidores fiquem afastados de todas as Uneis do Estado e também das unidades de semiliberdade.

A ação foi encaminhada ao Juiz de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, em substituição legal da comarca de Campo Grande, Danilo Burim, e aguarda decisão.

A promotora Vera Frost falou do pedido de afastamento durante audiência nesta sexta-feira sobre o resultado da inspeção do Conselho Nacional de Justiça nas unidades do Estado.

Nos siga no Google Notícias