ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

MPE pressiona Prefeitura para despejar famílias da Cidade de Deus

Kleber Clajus e Michel Faustino | 05/09/2014 16:55
Além da ocupação indevida, moradores estariam cometendo irregularidades. (Foto: Cléber Géllio/Arquivo)
Além da ocupação indevida, moradores estariam cometendo irregularidades. (Foto: Cléber Géllio/Arquivo)

O MPE (Ministério Público Estadual) pressiona a Prefeitura de Campo Grande pelo despejo de moradores da Comunidade Cidade de Deus, no Dom Antônio Barbosa. As famílias ocupam área de preservação ambiental e tem energia elétrica por ligações clandestinas.

De acordo com procurador-geral do município, Fabio Leandro Castro, as cobranças também consideram o fato da prefeitura ter ação tramitando, desde 2012, para a retirada das pessoas de área para instalação de cortina arbórea, que funciona como barreira verde contra poluentes.

MPE estaria "pressionando" Prefeitura para retirada de moradores. (Foto: Cléber Géllio/Arquivo)
MPE estaria "pressionando" Prefeitura para retirada de moradores. (Foto: Cléber Géllio/Arquivo)

“Com essa ação agilizou isso e, possivelmente, a Enersul vai providenciar o desligamento da energia. O Ministério Público está pressionando para tirar essas pessoas de lá. Assim que sair ordem judicial vamos cumprir”, pontuou Fabio Leandro.

Inquérito civil tramita na 29ª Promotoria de Patrimônio Público e Social sobre a ocupação irregular e furto de energia elétrica. Reunião, em agosto, também envolveu setores de meio ambiente e defesa do consumidor.

Em julho, a concessionária de energia instalou sistema eletrônico no entorno da comunidade para coibir ligações clandestinas na rede elétrica, o “gato”, além de reduzir episódios de oscilação de energia.

Quanto ao despejo, o procurador-geral do município explica que, pela legislação, as pessoas que vivem na região não poderão ser beneficiadas por programas habitacionais.

“O município não é obrigado a dar destinação específica ou acomodar essas pessoas, porque invadiram área pública. Fatalmente vieram de algum lugar e me parece que é uma comunidade rotativa”, ressaltou.

O Campo Grande News procurou na tarde de hoje a titular da 29ª Promotoria de Patrimônio Público e Social, Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, que não atendeu a reportagem. Segundo uma funcionária do órgão que atendeu a equipe, a promotora estava participando de uma tomada de depoimento.

A funcionária sugeriu que fosse feito um pedido formal, via ofício, para ter acesso aos autos do processo. A solicitação protocolada na tarde de hoje. Conforme o órgão, o processo nº59/2014, referente ao pedido de despejo dos moradores da Cidade de Deus, só estará disponível na segunda-feira (4), mediante a autorização da promotora.

Caso haja o despejo, Prefeitura não é obrigada a abrigar moradores. (Foto: Cléber Géllio/Arquivo)
Caso haja o despejo, Prefeitura não é obrigada a abrigar moradores. (Foto: Cléber Géllio/Arquivo)
Nos siga no Google Notícias