ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

MPE recomenda fim do teste físico em concurso público da Prefeitura

Recomendação leva em consideração a falta de autorização legal para aplicar

Mayara Bueno | 12/05/2016 09:45
MPE-MS. (Foto: Arquivo)
MPE-MS. (Foto: Arquivo)

O município deve retirar do edital de concurso público a exigência de teste de aptidão física, isso no caso de certames para agendes de saúde e de endemias. É que o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou ao prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), a revogação de um item que previa a exigência.

Segundo o Ministério Público, o argumento é de que o Executivo Municipal não possui autorização legal para obrigar este tipo de teste. Mas, esclarece que o pedido e a possível retirada do item não impede o prosseguimento regular do concurso.

Também pede ao município não condicione o acesso a qualquer cargo público à exigência de realização do TAF (Teste de Aptidão Física), durante o concurso público, caso não ocorra prévia autorização legal e alinhamento com a natureza do cargo.

O prefeito tem o prazo de cinco dias, a contar do recebimento do documento, para se manifestar quanto ao acatamento ou não do pedido. A recomendação, medida de caráter extrajudicial, ou seja, sem o acionamento da Justiça, foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público desta quinta-feira (12). 

Nos siga no Google Notícias