ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

MPE recomenda que prefeitura crie regras para transferências no camelódromo

Ricardo Campos Jr. | 06/11/2015 19:28
Transferência de boxes no camelódromo é motivo de investigação (Foto: Fernando Antunes)
Transferência de boxes no camelódromo é motivo de investigação (Foto: Fernando Antunes)

A transferência de autorizações de comercialização no camelódromo de Campo Grande motiva investigação no MPE (Ministério Público Estadual). O órgão apura eventuais irregularidades na forma como é feito o procedimento e recomendou ao município, nesta sexta-feira (6), que emita uma resolução estabelecendo regras claras para as concessões.

O funcionamento do centro comercial é regido por um decreto municipal de 2008. A normativa traz apenas as exigências para que alguém seja declarado apto a obter um box no local e determina que o interessado só pode abrir o estabelecimento através de um documento assinado pelo prefeito em conjunto com a secretaria que cuida desse assunto.

Conforme o texto, a transferência é permitida desde que o mercador faça uma solicitação ao município por meio de processo administrativo dirigido à administração pública. A pessoa que ficará responsável pela unidade deve atender a todos os requisitos básicos para obter a autorização.

O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Campo Grande, Francisco José Pereira, explica que hoje os comerciantes procuram a entidade quando desejam passar a concessão adiante. Eles assinam um documento comunicando a desistência do box e a própria diretoria que encaminha o processo aos órgãos competentes.

Posteriormente, o novo permissionário é chamado para entrevistas e para cumprir com o restante dos trâmites. “Transferência irregular, não existe, porque quem acompanha é a prefeitura”, diz Francisco.

Entretanto, a venda de boxes entre duas pessoas parece ser uma prática comum. Os ambulantes anunciam espaços em um mural ao lado da administração do centro. O Campo Grande News esteve no local e constatou que vários dos espaços anunciados estão fechados.

Os vendedores chegam a apontar colegas comerciantes como “donos” de mais de uma banca, o que seria proibido.

A 29ª Promotoria de Justiça deu 10 dias para que o município se manifeste no sentido de atender ou não a recomendação, informando os prazos para o encaminhamento da resolução. O descumprimento da solicitação pode motivar interposição de medidas administrativas e judiciais.

Nos siga no Google Notícias