ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

MPF arquiva investigação sobre favorecimento de licitação em conselho

Ricardo Campos Jr. | 28/11/2016 15:10

O MPF (Ministério Público Federal) arquivou inquérito que apurava favorecimento na contratação de uma empresa de serviços jurídicos pelo CAU (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo). Denúncia apontava que o filho de um dos donos da empresa vencedora participou da comissão que analisou as propostas.

Diante das suspeitas, uma recomendação chegou a ser feita orientando para a suspensão dos contratos, que foi acatada pela investigada.

A empresa de advocacia em questão é a Pereira de Souza Advogados Associados, pertencente a Elias Pereira de Souza. O filho dele, Evandro Murilo Lino de Souza, era um dos membros da equipe de licitação.

No entanto, vários servidores afirmaram em depoimento que Evandro não estava presente durante a reunião que escolheu como vencedora a companhia do pai dele. A assinatura dele na ata foi colhida depois do encontro.

Assim, o Ministério Público concluiu que o certame “não primou pela adequada formalidade”, mas que as provas testemunhas foram firmes no sentido de afirmar que não houve favorecimento.

O órgão sustentou ainda que nem todas as irregularidades cometidas por administradores de órgãos públicos configuram em atos de improbidade, cujo objetivo é punir condutas desonestas ou que gerem algum dano financeiro.

No caso em questão, a procuradoria não reconhece a existência de ato doloso (com intenção) voltado a direcionamento da licitação.

Nos siga no Google Notícias