ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

MPT diz que não pode mediar fim da greve dos agentes de saúde

Fernanda França | 12/01/2011 15:34

O MPT (Ministério Público do Trabalho) não poderá mediar o fim da greve dos agentes de saúde de Campo Grande. Isso porque a relação de trabalho entre a categoria e a Agesau (Agência Municipal de Prestação de Serviços de Saúde) é de natureza jurídico-administrativa, o que limita a competência da Justiça do Trabalho.

Por este e outros motivos, o procurador do Trabalho Odracir Juares Hecht arquivou solicitação protocolada ontem pelo Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Sociais), pedindo a interferência do MPT no caso.

Em seu relatório, o procurador também elenca como motivo para o arquivamento do pedido o fato das duas partes não terem solicitado a intervenção da Justiça do Trabalho, “demonstrando que não pretendem ter a intervenção do

Parquet nas negociações”.

“O Ministério Público do Trabalho não tem legitimidade para a condução da mediação pleiteada, tendo em vista que se tratam de típicas relações de ordem estatutária ou de caráter jurídico-administrativo”, prossegue o procurador em sua justificativa.

Neste caso, segundo Odracir Juares Hecht, a competência para dirimir eventuais conflitos não pertence à Justiça Trabalhista, e sim à Justiça Comum, Federal ou Estadual.

A greve dos agentes de saúde entra hoje no nono dia, mesmo com decisão da Justiça pelo fim da paralisação. O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) já avisou que não abrirá o canal de negociação enquanto a categoria não retomar os trabalhos.

Por outro lado, os servidores não pretendem retomar o combate à dengue e a outras doenças sem uma sinalização positiva por parte da prefeitura.

Nelsinho diz que quitou três folhas de pagamento da categoria somente em dezembro e que esta greve o apunhalou pelas costas.

Nos siga no Google Notícias