ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

MPT e Semadur farão análise em materiais recicláveis usados na UTR

Nyelder Rodrigues | 08/09/2016 22:34

O MPT (Ministério Público do Trabalho) de Mato Grosso do Sul vai analisar no próximo dia 27, junto à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), a quantidade e a qualidade do material reciclável que é entregue pela Solurb aos catadores cooperados de Campo Grande.

A medida ficou acordada nesta quinta-feira (8) após audiência em que trabalhadores do setor indicaram haver falta de estrutura. Eles também relataram que estão ocorrendo demissões arbitrárias. Os catadores afirmam os recicláveis disponibilizados na UTR (Usina de Triagem de Resíduos) são insuficientes.

Os trabalhadores também reclamam que alguns trabalhadores estão sendo impedidos de ter acesso à UTR, gerando ociosidade de algumas esteiras. Contudo, a Solurb, responsável pela coleta e tratamento do lixo na Capital, afirma que há desperdício de material, tendo o nível de rejeito subido para cerca de 60%, com plástico, vidro e metal.

Apesar disso, há preocupação quanto ao aumento de cooperados no local. Conforme a Solurb, atualmente há 105 catadores na UTR e 170 interessados em ingressar. A capacidade nos três turnos de trabalho na usina é de 414 pessoas.

Os critérios a serem usados na perícia deverão ser apresentados nos próximos cinco dias úteis pelas partes envolvidas. A visita técnica do MPT e Semadur contará com acompanhamento de dois catadores.

Nos siga no Google Notícias