ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

MS assina pacto para atuação conjunta com PM de Minas Gerais em divisa

Rafael Ribeiro | 23/02/2017 11:37
Pacto com mineiros é primeiro passo da Sejusp para definir de vez aliança com estado vizinho na Segurança (Foto: Divulgação/PM)
Pacto com mineiros é primeiro passo da Sejusp para definir de vez aliança com estado vizinho na Segurança (Foto: Divulgação/PM)

O Governo de Mato Grosso do Sul assinouna última quarta-feira (22) um pacto para ações conjuntas de seguranças com a Polícia Militar de Minas Gerais na área de divisa entre os dois estados.

Isso, no entanto, não garantiu que as conversas encaminhem facilmente para uma aliança, como as formadas com Paraná e Mato Grosso, em que ocorrerão trocas de informações sigilosas sobre membros de facções criminosas e abertura mútua dos arquivos sobre segurança dos estados.

A adesão de Minas Gerais ao grupo é um desejo do secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que irá propor a questão no próximo encontro entre os estados, no final de março, novamente em Campo Grande, e que agora deve contar com a participação dos governadores.

“Só com esse tipo de trabalho (conjunto) podemos identificar as lideranças das facções criminosas e combater esses grupos”, disse o secretário, quando revelou as tratativas iniciais com os mineiros.


Segundo a Sejusp, o trabalho conjunto entre as polícias militares dos dois estados começará imediatamente, em específico nas cidades de Paranaíba (a 422km de Campo Grande) e Carneirinho (MG), limites de seus estados. O plano inicial é que haja atuação nas estradas e comunicação por rádio integrada, com meta de diminuir a criminalidade em até 6% na região no primeiro mês.


“Na medida que ocorre um crime semelhante a algum dos estados, principalmente em áreas próximas de divisas, vamos ter a agilidade necessária para troca de informações e atuação. Por isso é essencial conversarmos com todos os nossos vizinhos”, disse Barbosa.


Segundo o secretário, a troca de informações entre as pastas de segurança de Mato Grosso do Sul e seus vizinhos Mato Grosso e Paraná já acontece. O novo encontro deverá selar a integração dos sistemas informatizados, com níveis de acessos restritivos conforme a importância de função.


Uma hipotética adesão de Minas Gerais ao grupo, na avaliação da alta cúpula da Sejusp, traria mais força e poder de barganha ao grupo para cobrar verbas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e aumento do uso das Forças Armadas nas regiões de fronteira.

A assinatura de convênios ou parcerias entre os estados faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública assinado pelo Governo Federal no início deste ano, após a série de rebeliões em presídios que deixou mais de 130 mortos, na guerra entre facções criminosas. Mato Grosso do Sul teve quatro vítimas fatais no período.

Nos siga no Google Notícias