ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

MS recebe 42 novos médicos cubanos e até abril serão 200 profissionais

Aliny Mary Dias | 10/03/2014 09:48
Médicos começaram a treinar nesta segunda-feira e na quinta irão para 20 cidades do Estado (Foto: Marcos Ermínio)
Médicos começaram a treinar nesta segunda-feira e na quinta irão para 20 cidades do Estado (Foto: Marcos Ermínio)

A partir da próxima quinta-feira (13), 42 novos médicos, maioria cubana, atuarão na saúde básica de 20 cidades de Mato Grosso do Sul. Os profissionais fazem parte do programa Mais Médicos e começaram o treinamento nesta segunda-feira (10). Com a nova fase do programa, o Estado terá 118 médicos estrangeiros em atuação nas unidades básicas de saúde.

Dos 42 médicos que chegaram em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, 39 deles são cubanos e outros três fazem parte de um intercâmbio com a Venezuela. A lista das cidades que receberão os profissionais ainda não foi divulgada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), mas Campo Grande não receberá médico nesta etapa do programa.

Conforme o secretário de Saúde Antônio Lastória, mais 100 profissionais devem ser trazidos para o Estado no final do mês de abril, quando termina a 4ª etapa do programa. Dos médicos que já estão trabalhando, ainda não há um balanço em números dos resultados, mas a experiência tem sido positiva.

“Daqui um ano será possível mensurar em número o impacto desses profissionais, como a redução no número de internações. Mas os contatos que temos com secretários municipais mostram que o trabalho está sendo positivo”, diz Lastória.

Denis tem 25 anos de experiência e atuará em Guia Lopes da Laguna (Foto: Marcos Ermínio)
Denis tem 25 anos de experiência e atuará em Guia Lopes da Laguna (Foto: Marcos Ermínio)

O treinamento que teve início nesta segunda-feira vai até a próxima quarta e apresenta aos profissionais o organograma da Secretaria de Saúde e do SUS (Sistema Único de Saúde).

Novidade – Um dos médicos que faz parte da nova equipe e vai reforçar o atendimento em Guia Lopes da Laguna é Denis Revé Carrion, de 44 anos. Com 25 anos de experiência na atuação médica, o profissional cubano explica o que o atraiu para vir ao Brasil.

“O Brasil é o único país que tem o SUS, nenhum outro possui esse sistema. Eu também tive muito interesse por estar na América Latina e pelo Brasil ser como os Estados Unidos são para o norte”, conta.

Com um português fluente depois de um ano de estudo da língua, Denis garante que o idioma não será obstáculo para o atendimento. “Nós estamos muito felizes por atender um chamado do Brasil para o mundo. Nós vamos fazer o que vocês precisam, que é uma boa atenção à saúde básica”, completa o médico.

Nos siga no Google Notícias