ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

MS tem 20 casos de abandono de crianças e adolescentes por mês

Luana Rodrigues | 24/06/2015 09:51

Somente do início do ano até agora, foram registrados 109 casos de abandono de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Quase 20 casos por mês. Neste domingo(20), um casal foi preso após abandonar os filhos de 6, 4 e 1 ano de idade com fome, sujos e molhados. O pai pagou fiança de um salário mínimo e está em liberdade, já a mãe permanece presa.

De acordo com o delegado Paulo Sergio Lauretto, da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), os pais que praticam abandono tem praticamente o mesmo perfil. "Na maioria das vezes são usuários de drogas, pessoas com vício em bebida alcoólica, em que os filhos vão 'acontecendo' na vida delas, não existe um planejamento e nem cuidado com as crianças, que são colocada em segundo plano", explica.

No caso de domingo(20), de acordo com boletim de ocorrência, foi o menino mais velho que levou os militares até a casa da família, que fica em Anhanduí. O imóvel estava aberto, com muita sujeira, latas de cerveja e bitucas de cigarro por toda a parte. Não havia ninguém na residência.

Em depoimento, os vizinhos relataram que o casal tinha saído e deixado as crianças sozinhas, situação que acontece com frequência. Depois de um tempo, o casal apareceu na casa. Os dois estavam embriagados.

Lauretto reforça a importância da denúncia desse crime, já que, caso permaneçam sob os cuidados de pessoas assim, crianças e adolescentes estão em risco. "Mais importante ainda que a punição dos autores, é a retirada das crianças dessa situação de completo abandono e isso só é possível por meio de denuncias", considera o delegado.

Justificativa - À polícia, a mãe das crianças de 32 anos, disse que havia saído de casa para buscar a mãe dela que estava em um bar. Ao encontrar os militares em casa, o casal ficou agressivo e o rapaz de 21 que estava junto com mulher desacatou os policiais dizendo “seu filho da p..., você não pode fazer isso”. Os dois foram presos em flagrante.

Nos siga no Google Notícias