ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Multados por radares irregulares devem procurar MPE, diz promotor

Promotor pede cópia de multas aplicadas por equipamentos com aferição vencida; Lista com equipamentos foi anexada ao processo no TJMS

Yarima Mecchi e Mayara Bueno | 09/12/2016 13:03
Promotor Marcos Alex que comandou ação na Agetran. (Foto: Julia Kaifanny)
Promotor Marcos Alex que comandou ação na Agetran. (Foto: Julia Kaifanny)

O promotor do MPE (Ministério Público Estadual), Marcos Alex Vera, disse nesta sexta-feira (9) que identificou cerca de 16 equipamentos, entre radares e lombadas, com aferição do Inmetro vencida operando em Campo Grande. Ele pede que os condutores multados em equipamentos com aferição vencida procurem o MPE com a cópia da multa e comprovante de eventual pagamento.

"A ideia nossa é repassar a informação para que a comunidade seja informada e eventualmente as pessoas que foram autuadas naqueles dias procurem o MPE com cópia da multa para que o MPE possa instruir", destacou.

De acordo com o promotor, a constatação foi feita com base nos documentos apreendidos na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) no dia 26 de outubro. Ele estaca que as multas serão anexadas ao procedimento de investigação do MPE. Os condutores que foram multados por equipamento com aferição vencida devem respeitar o período que o equipamento operou de forma irregular.

"Se a pessoa se enquadrar pode trazer para a gente juntar ao procedimento. Preciso que a comunidade saiba e me traga o comprovante da multa", destacou.

Conforme noticiado pelo Campo Grande News no dia 16 de novembro, os radares tinham a aferição vencida entre os dias 23 de julho e 14 de outubro deste ano. Um deles é o equipamento da Avenida Tamandaré, sentido avenida Euler de Azevedo.

Em relação às lombadas, os vencimentos estão entre os dias 24 de agosto e 14 de outubro. Sendo uma na Avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho.

"Estamos solicitando informação à Agetran, se nesse período verificado houve a lavratura de multas".

O promotor disse ainda que a Agetran tem que anular as multas aplicadas pelos equipamentos irregulares e ressarci os pagamentos efetuados.

Inmetro - Com relação ao Inmetro, Vera disse que ouviu técnico responsáveis pela aferição e os mesmo alegaram pouco efetivo para conseguir fazer as aferições antes do vencimento e pedidos em cima da hora por parte da Perkons S.A - Mobilidade e Segurança no Trânsito, empresa responsável por 69 radares/lombadas em Campo Grande.

"Eles relataram que a empresa informava em cima da hora e não conseguiam fazer a aferição nos radares antes de vencer a aferição".

Documentos foram apreendidos pelo MPE. (Foto: Julia Kaifanny)
Documentos foram apreendidos pelo MPE. (Foto: Julia Kaifanny)

MPE - A ação na Agetran foi realizada pela 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Campo Grande e teve o apoio da assessoria militar do MPE. Os documentos apreendidos deverão embasar as medidas judiciais para questionar a legalidade das autuações de trânsito e responsabilizar os envolvidos.

Deferida pelo juiz Marcelo Ivo de Oliveira, da 1ª Vara de Direitos Difusos e Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, a ordem de busca e apreensão foi para tentar achar documentos contendo a relação de todos os aparelhos utilizados para a aplicação de multas no âmbito em Campo Grande nos últimos 5 anos, bem como comprovantes de aferição técnica pelo Inmetro.

De acordo com o MPE, a Agetran teria lavrado, entre os anos de 2015 e 2016, diversas multas de trânsito a partir de radares com a aferição pelo Inmetro vencida, o que vai contra uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito.

Em agosto a promotoria recomendou que o Município de Campo Grande e a Agetran, enviasse documentos relacionados aos radares e as multas aplicadas nos anos de 2015 e 2016.

Ainda segundo o MPE a prefeitura se limitou em informar a inexistência de equipamentos com aferição vencida, deixando de enviar a documentação requisitada pela promotoria, o que motivou a ação.

Serviço: a 29ª Promotoria fica na Avenida Ricardo Brandão, 232 - Itanhangá Park - telefone: (67) 3317-4021

Confira lista de equipamentos apreendida na Agetran com todos os equipamentos de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias