ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mutirão atende 16 mil com sintomas de dengue e confirma 13% dos casos

Aline dos Santos | 11/01/2013 11:37
Mutirão contra a dengue foi aberto há 5 dias. (Foto: Luciano Muta)
Mutirão contra a dengue foi aberto há 5 dias. (Foto: Luciano Muta)

Nos últimos cinco dias, 16.993 pessoas procuraram as unidades básicas de saúde com sintomas de dengue em Campo Grande. Do total, 2.923 casos da doença foram notificados, ou seja, 13%. Os números, que retratam o avanço da epidemia na cidade, são do relatório do programa “Saúde em Ação”, divulgado nesta sexta-feira pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Neste ano, já foi confirmada uma morte por dengue. A vítima foi Vanderleia de Souza Oliveira, de 45 anos.

Entre os dias cinco e dez de janeiro, 2.042 pacientes receberam hidratação e outros dez foram transferidos para hospitais. No mesmo período, as unidades básicas de saúde realizaram 5.768 exames. A Prefeitura ampliou o horário de atendimento nos postos do Coronel Antonino, Coophavila, Vila Almeida, São Francisco, Tiradentes, Moreninhas, Dona Neta e Albino Coimbra.

O mutirão de limpeza lançado na semana passada. passou pelas regiões do Bandeira, Segredo, Lagoa, Portal Caiobá, Jardim Batistão, Nova Lima, Itamaracá e Vila Popular. O carro fumacê, veículo que borrifa veneno, executou a ação em 4.345 quarteirões. Agentes visitaram 30.035 imóveis e outros 1.787 terrenos baldios.

Foram identificados 1.884 focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. Os trabalhos contam como auxílio de caçambas de lixo, que fizeram 878 retiradas no período.

Entulhos de grandes proporções dispensados em terrenos baldios são retirados com a ajuda de máquinas e caminhões. Hoje e amanhã, o mutirão vai aos bairros Itamaracá, Nova Lima, Santo Amaro, Vila Popular e São Conrado.

Mais de 200 agentes de controle de endemia farão as visitas, com o auxílio de seis caminhões e três máquinas de pá-carregadeira. Em 2007, a epidemia chegou a 45 mil notificações em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias