ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mutirão de conciliação DPVAT quer buscar acordo em mais de 300 processos

Flávia Lima | 04/05/2015 13:09
Ao todo, 313 processos estão pautados para conciliação. (Foto:Divulgação)
Ao todo, 313 processos estão pautados para conciliação. (Foto:Divulgação)

Teve início nesta segunda-feira (4), no 4º andar do Fórum de Campo Grande, o mutirão de conciliação de processos sobre o seguro obrigatório DPVAT. O atendimento teve início com a presença dos juízes das quatro varas do Fórum que participam desta semana das conciliações, além do coordenador da Conciliação do Tribunal de Justiça, desembargado Vladimir Abreu da Silva e do juiz Ariovaldo Nantes Correa, que supervisiona os trabalhos do mutirão.

Neste primeiro dia de ação, os processos-alvo são os que tramitam na 4ª Vara Cível da Capital. Ao todo estão agendadas 58 audiências para esta segunda-feira. Outras 12 audiências estão marcadas para a próxima quarta-feira.

Além da 4ª Vara Cível, participam nesta semana ações que tramitam na 8ª, 13ª e 15ª varas, num total de 313 processos pautados para a conciliação.

Segundo a juíza Vânia de Paula Arantes, titular da 4ª Vara Cível, o mutirão não beneficia apenas a população, mas também o Judiciário, que ameniza a demanda de trabalho em um curto espaço de tempo.

Da 4ª Vara foram destinados para o mutirão 70 processos identificados pela seguradora como suscetíveis de acordo. E já nas primeiras horas do mutirão a equipe que atua na iniciativa conseguiu uma conciliação relacionada a um acidente envolvendo carro e moto.

Paralelo ao início do Mutirão, o Tribunal de Justiça iniciou campanha em prol da conciliação e mediação, batizada de “Conciliar e Mediar – caminhos mais simples e eficientes”. O intuito é incentivar o aumento do número de acordos nos processos, seja por meio da conciliação ou pela mediação.

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos do TJMS oferecerá até o final de 2015 cursos de capacitação em mediação e conciliação. Além disso, aumentará o número de Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (Cejusc).

E ainda, a partir do mês de julho o Tribunal de Justiça lançará uma página de cadastro dos interessados em acordos pré-processuais.

Nos siga no Google Notícias