ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Mutirão vai realizar 1,6 mil cirurgias de 4 tipos e 150 exames

Lidiane Kober | 22/07/2014 18:23

Em um mês, a Prefeitura de Campo Grande promete reduzir a fila de espera e realizar 1,6 mil cirurgias de quatro tipos e 150 exames de duas modalidades. O mutirão será possível graças a parcerias fechadas com hospitais da cidade.

Só de cataratas, segundo o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, serão feitos mil procedimentos no Hospital São Julião. “Para quem realizava em média 300 cirurgias, triplicar o número é um bom avanço”, comentou.

O secretário frisou ainda que para esta modalidade os procedimentos já iniciaram. “Quem deseja participar do mutirão precisa procurar o quanto antes uma unidade básica de saúde para efetivar recadastramento”, explicou.

A partir de agosto, a prefeitura vai realizar mutirões de cirurgias de vesícula, hérnia e de varizes. “Estamos acertando convênios com laboratórios, residência médica e Santa Casa”, contou o secretário.

Na fila por cirurgias de vesícula e hérnia, 800 pessoas aguardam. “Em um mês queremos realizar 400 procedimentos”, disse Jamal. Já de varizes, estão previstas 200 cirurgias pelo mutirão.

No quesito exames, a prefeitura irá disponibilizar 150 análises de endoscopia e colonoscopia por mês. “Neste caso, já começamos o mutirão”, destacou Jamal. Antes, segundo ele, eram feitos 30 procedimentos mensais.

Com os mutirões, Jamal espera acabar com as filas a fim de se concentrar na busca por uma solução ao déficit de leitos hospitalares na Capital. “Com o fim das filas, nosso único problema será a falta de leitos. Temos uma deficiência de 800 e 50 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo)”, revelou.

Para driblar a crise, de acordo com o secretário, a prefeitura está “fazendo mágica”. “A solução é construir o hospital municipal. O plano é incluir verba no orçamento para realizar a obra, por isso, mais do que nunca precisamos da nossa bancada federal para viabilizar verbas federais”, finalizou Jamal.

Nos siga no Google Notícias