ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Na ala de queimados, maioria se feriu na hora do churrasco

Nadyenka Castro | 24/01/2011 14:33

Álcool combustível na churrasqueira tem sido maior causa de queimaduras

Neilson, à frente, com queimaduras nas pernas, pés, braços e mãos. Ao fundo, Rafael. Ambos se queimaram na hora do churrasco. (Foto: João Garrigó)
Neilson, à frente, com queimaduras nas pernas, pés, braços e mãos. Ao fundo, Rafael. Ambos se queimaram na hora do churrasco. (Foto: João Garrigó)

A maioria dos pacientes internados na ala de queimados da Santa Casa de Campo Grande, hospital referência no tratamento no Estado, se feriu com álcool combustível, o etanol, ao acender fogo para assar ou fritar carnes em momentos de lazer. “Setenta por cento foi com álcool combustível e sabia do perigo que corria”, disse o médico residente em cirurgia plástica, Fábio Saad.

Um deles é o soldador industrial Neilson Serra da Cruz, 26 anos. Ele e um amigo, o qual está no CTI (Centro de Tratamento Intensivo), se queimaram no dia 1º, quando “faziam fogo” para acender a churrasqueira para assar a carne do almoço, no Balneário Municipal de Bonito.

“O sol estava muito forte e não vimos que tinha um pouco de fogo na latinha. Quando coloquei o álcool, ele voltou pra mim e explodiu. Na minha mão ainda estava o recipiente com cinco litros de combustível”, lembra Neilson.

Ele está com 50% do corpo com queimaduras de segundo e terceiro grau. O amigo está mais grave e ainda não pode ir para o quarto. Nenhum deles tem previsão de alta.

No mesmo quarto de Neilson está o gerente comercial Rafael Calixto Romero, 27 anos. Rafael participava de uma confraternização na casa de um amigo e estava ao lado da churrasqueira, perto de um vasilhame com o combustível.

“Acho que alguma faísca caiu no álcool e então explodiu e me queimou”. O rapaz teve 27% do corpo queimado: são ferimentos nas pernas e virilhas.

Eunice teve 90% do corpo queimado. (Foto: João Garrigó)
Eunice teve 90% do corpo queimado. (Foto: João Garrigó)

Há 15 dias a dona de casa Eunice Rosa Vieira Fernandes, 54 anos, está na Santa Casa. Com 90% do corpo queimado ela é mais um exemplo do que a utilização indevida do álcool pode causar.

Ela foi acender uma churrasqueira em um almoço e então o combustível explodiu na mão dela. “Quando eu vi, eu estava pegando fogo. Hoje eu dou risada, mas a dor é terrível”, diz.

Os três exemplificam o que pode acontecer na utilização de qualquer líquido inflamável. Agora, eles afirmam que “nunca mais” vão mexer com o combustível e dão recados. “Não quero nem saber de bife na chapa, de churrasco com álcool”, fala Eunice. “Não é só quem está operando que corre risco, mas também quem não tem nada a ver”, diz Neilson.

Consequências- O médico Fábio Saad lembra que a queimadura “fica para o resto da vida”. Por tanto, é preciso muito cuidado no manuseio com líquidos inflamáveis, chamas e eletricidade e não pensar que “comigo não vai acontecer”, pois são muitos os exemplos de que, neste caso, são nos momentos “mais felizes” que algo ruim acontece.

As de terceiro e quarto grau são as mais graves porque atingem nervos e músculos. “A pele fica dura, branca e não dói. Não tem dor porque já até queimou a parte nervosa”, explica o médico.

Faz parte do tratamento a internação, que geralmente dura o tempo da cicatrização da pele, algumas vezes é preciso cirurgia com enxerto, corretiva de movimentos e muitos curativos.

A exposição ao sol da área ferida é recomendada somente após um ano. “Há casos em que o paciente corre risco de morrer. O tratamento é doloroso. Inclui curativos diários e há risco de infecção”, diz Fábio.

Primeiros socorros- Segundo o Corpo de Bombeiros, o procedimento recomendado às pessoas que estiverem próximas das vítimas no momento em que elas sofrerem queimaduras é acionar socorro imediato pelo 193 e não colocar em prática nenhum procedimento sem conhecimento técnico.

Quando a pessoa estiver em chamas, deve-se enrolar um cobertor em volta do corpo. Caso não tenha nenhum, mandar rolar no chão para abafar as chamas. Em hipótese alguma deve-se usar água para apagar o fogo, sob o risco de provocar um choque térmico que pode resultar na morte da vítima.

Nos siga no Google Notícias