ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Na entrega de cadeiras, sorrisos de quem vê nas rodas qualidade de vida

Paula Maciulevicius | 12/03/2013 11:48
Rafaela Duarte recebia hoje a primeira cadeira de rodas adaptada para ela, entregue pelo Cer (Centro Especializado de Reabilitação). (Fotos: Vanderlei Aparecido)
Rafaela Duarte recebia hoje a primeira cadeira de rodas adaptada para ela, entregue pelo Cer (Centro Especializado de Reabilitação). (Fotos: Vanderlei Aparecido)

Com um sorriso no rosto e falando com certa dificuldade, pelas restrições de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Rafaela Duarte, 16 anos, sentava hoje pela primeira vez em uma cadeira de rodas adaptada ao tamanho e às necessidades dela.

Desde junho com sequelas de um derrame, ela trocou a cadeira antiga por uma novinha em folha. Mais confortável, bonita e até mesmo com o cheirinho de coisa nova. “É muito melhor essa, porque é mais confortável e eu consigo me mexer melhor”, dizia Rafaela.

A paciente é assistida pelo Cer (Centro Especializado de Reabilitação), que aberto há um ano e dois meses, está na sexta entrega gratuita de cadeira de rodas. Com as de hoje, se aproxima de mil unidades entregues pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O coordenador do Cer, o fisioterapeuta Rodrigo Lucchesi, reforça que o Centro está aberto para atendimento, para a retirada de cadeira de rodas e que para isso só é preciso passar por uma avaliação e fazer o pedido. “A pessoa chega, a gente liga e as cadeiras vêm direto do SUS. São fornecidas de forma gratuita e ainda assim tem pessoas que compram, mesmo sem (ter) condições”, comenta.

Para quem já nasceu tendo que se locomover usando uma cadeira de rodas, o desejo foi realizado hoje. Lorrayne Castro Alexandre, 10 anos, saía do Cer com uma cadeira de mocinha. “Eu queria uma grande, de mocinha. Esta é melhor ainda”, dizia toda sorridente. Agora a atenção dela para as crianças na escola e também para a irmã em casa. “Eles adoram pegar a cadeira, tem que ficar de olho. É curiosidade, de brincar”.

‘Seo’ Adelino é quem fecha a entrega com chave de ouro. Aos 56 anos, Adelino Alves de Souza tem 34 anos como cadeirante, depois de um tiro disparado contra a coluna dele em um assalto enquanto trabalhava como taxista.

“Só porque não anda mais, a vida não pode parar não. Você pagou quanto pela vida hoje? Nada. Então porque eu vou reclamar de algo?”. É assim que encara a vida o aposentado Adelino Alves, 56 anos.
“Só porque não anda mais, a vida não pode parar não. Você pagou quanto pela vida hoje? Nada. Então porque eu vou reclamar de algo?”. É assim que encara a vida o aposentado Adelino Alves, 56 anos.

A primeira cadeira de rodas ainda foi no hospital, dada pela assistente social da Santa Casa. Como ele não parou de trabalhar, foi comprando até que passou a retirar pelo SUS. “Essa é melhor, nem tenho dúvidas. É mais leve, porque a gente vai envelhecendo e não tem mais força. Aí começa a complicar. Hoje a gente não deve mais comprar, e sim correr atrás até porque é dinheiro nosso”, destaca.

A independência do ‘seo’ Adelino vem da mobilidade que ele adquiriu com o passar do tempo. Não reclama de nada, nem de dar entrevista debaixo de sol quente. “Aí vai queimar meus cabelos”, brinca. Aposentado hoje, o taxista é careca.

“No meu caso, vou adaptando, me virando. Tem que trabalhar, só porque não anda mais a vida não pode parar não. O negócio é assim: você pagou quanto pela vida hoje? Nada. Então porque eu vou reclamar de algo que ganhei de graça como a vida? Porque se aborrecer?” Diante da questão, a resposta é adotar o mesmo lema de vida de Adelino.

Na sexta entrega de cadeiras, os atendentes do Cer vêm no rosto de cada um dos pacientes o sorriso de alívio. “É gratificante, a gente vê no rosto um sorriso. Muda a vida da pessoa, a qualidade de vida dela”, resume o coordenador Rodrigo Lucchesi.

O Cer fica na rua Carlinda Tognini, n° 251, na Vila Progresso. O telefone de contato do Centro é o 3045-5005.

Nos siga no Google Notícias