ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Negando qualquer impedimento para ser procurador, Santini irá responder OAB

Paula Vitorino e Nicholas Vasconcelos | 19/02/2013 08:12
Santini diz que não há impedimento para ser procurador-geral. (Foto: Simão Nogueira)
Santini diz que não há impedimento para ser procurador-geral. (Foto: Simão Nogueira)

O ex-presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Luiz Carlos Santini, disse que vai responder ao ofício da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que questiona a legitimidade de sua posse no cargo de procurador-geral do município de Campo Grande.

“Vou responder ao oficio da OAB dizendo que não há impedimento nenhum. Dar parecer é administrativo, não tem nada judicial”, afirmou durante a posse da nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), ontem.

Santini afirma que se houvesse impedimento seria o primeiro a dizer. “Se não pudesse seria o primeiro a falar para a Prefeitura. Sou professor de direito constitucional, seria o primeiro a saber”, diz.

A OAB questiona o fato de Santini estar no período de “quarentena”, correspondente a três anos, após se aposentar do cargo de presidente do TJ, e ser empossado para o cargo de procurador-geral do município, quando não poderia exercer função semelhante.

O procurador diz que o impedimento é de atuar no segundo grau, ou seja, no TJ/MS. ““Eu posso atuar na Justiça Trabalhista, na Justiça Federal, na Justiça em primeira instância e STJ; emitir parecer administrativo. Não há impedimento”, diz.

Ele alega que vai “prestar assessoria”, como fez na campanha do PSDB à Prefeitura. Sendo assim, ele vai apenas orientar os demais procuradores, mas não poderá atuar diretamente junto ao TJ.

“Compete ao procurador assessorar o prefeito nas questões, mas ele será representado pelo procurador adjunto ou outro designado”, diz.

A OAB encaminhou ofício para a Prefeitura pedindo esclarecimento no último dia 8.

Nos siga no Google Notícias