ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Nelsinho quer apoio do Governo Federal para incentivar o esporte

Carlos Martins | 20/12/2010 10:52

Ao entregar o troféu à UCDB, campeão geral dos 32º Jogos Abertos de Campao Grande, o prefeito Nelsinho Trad disse que vai em busca de recursos federais para incentivar o esporte

Prefeito Nelsinho Trad participa da premiação dos 32º Jogos Abertos de Campo Grande (Foto: João Garrigó)
Prefeito Nelsinho Trad participa da premiação dos 32º Jogos Abertos de Campo Grande (Foto: João Garrigó)

A grande campeã dos 32º Jogos Abertos de Campo Grande, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), recebeu na manhã desta segunda-feira das mãos do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) o troféu pela conquista. Com 104 pontos, a UCDB venceu 11 das 12 modalidades em que competiu e com isso sagrou-se pela sexta vez a campeã geral dos Jogos Abertos. Agora, o desafio do município, dirigentes e esportistas, é correr atrás de recursos federais para incentivar cada vez mais o esporte.

“À hora é esta de buscar recursos para, quem sabe, termos alguns desses jovens talentos aqui nos representando nas Olimpíadas de 2016 [no Rio de Janeiro]“, declarou o prefeito Nelsinho Trad. Nelsinho recordou da época em que não havia nem orçamento para o esporte. “Se vivia de migalhas. O cobertor ainda é curto, mas não precisamos mais sair com o pires na mão”, afirmou.

A premiação das equipes campeãs das 32º Jogos Abertos de Campo Grande aconteceu na sede da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) e teve as presenças do secretário de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Aquino, do presidente da Funesp, professor Carlos Alberto de Assis, de dirigentes de federações e de esportistas. Atletas que se destacaram em competições nacionais também foram homenageados com troféus.

 Nelsinho quer apoio do Governo Federal para incentivar o esporte

Os 32º Jogos Abertos de Campo Grande foram realizados entre17 de novembro e 11 de dezembro e reuniu em torno de 1.050 atletas que participaram de modalidades (masculino e feminino) tais como Voleibol, Basquetebol, Handebol, Futsal, Atletismo, Judô, Natação e Ciclismo. A atleta do ciclismo Tais Machado foi uma das homenageadas. Os jogos serviram como seletiva para representar Campo Grande nos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul (JAMS), a serem realizadas no ano que vem (em março ou abril).

Nelsinho disse que está disposto a ir juntamente com dirigentes até Brasília em busca de investimentos para o esporte local. Para ele, o Brasil, que se prepara para sediar a Copa do Mundo, as Olimpíadas, a Copa das Confederações, entre outras competições importantes, precisa formar talentos. “O Governo Federal deve abrir linhas de crédito para estimular o esporte pelo país. “Vamos correr atrás de verbas. Iremos juntos até o Ministério dos Esportes”, disse o prefeito aos dirigentes.

A UCDB participou em 12 modalidades (com exceção do atletismo) e venceu em 11. Das oito modalidades coletivas, a universidade venceu em sete e só não conquistou o título no futsal masculino. “Apoiar o esporte é uma tradição dos Salesianos desde as categorias de base e agora dando continuidade na universidade. Com o apoio, que está crescendo, a UCDB também começa a se destacar nas competições nacionais e isso mostra a magnitude da universidade”, disse o coordenador de Esportes da UCDB, professor Luís Magalhães.

Segundo o presidente da Funesp, professor Carlos Alberto de Assis, apesar das dificuldades o ano foi muito proveitoso. “Tivemos o apoio do prefeito Nelsinho. Campo Grande é o único município no Estado que tem uma lei que apoia o esporte. Graças a esse incentivo, 100 atletas, de 18 modalidades, receberam apoio financeiro”, afirmou. Ele explicou, também, como buscar recursos. “Temos que fazer projetos para buscar recursos, no governo federal, iniciativa privada e entidades que apoiam o esporte”.

De acordo com balanço da Funesp, em 2010 foram realizados 428 eventos esportivos, atendendo a 450 mil pessoas. “Também, fruto da ousadia, realizamos 23 eventos esportivos nacionais e internacionais em Campo Grande que atraíram 160 mil visitantes, gerando emprego, renda e contribuindo para a arrecadação de impostos”, informou Assis.

Nos siga no Google Notícias