ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

No 4º dia de greve, pacientes reclamam demora de mais de 2h em postos

Edivaldo Bitencourt e Mariana Rodrigues | 09/05/2015 10:16
UPA está com movimento normal, mas com demora no atendimento médico (Foto: Marcelo Calazans)
UPA está com movimento normal, mas com demora no atendimento médico (Foto: Marcelo Calazans)

No quarto dia da greve dos médicos, os pacientes sofrem com a demora no atendimento de urgência e emergência nos centros regionais de saúde e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), em Campo Grande. Doentes reclamam da demora no atendimento, que supera duas horas na manhã deste sábado.

Na UPA do Bairro Coronel Antonino, a triagem dos pacientes é rápida. No entanto, no momento de serem atendidos, os usuários demoram horas. “Só um médico está atendendo”, contou a cabeleireira Tatiana Rodrigues, 32 anos, que estava com pressão alta, calafrio, febre e enxaqueca.

Ela contou que deveria ficar em repouso na maca, mas como o espaço estava lotado, foi obrigada a improvisar a espera em uma cadeira. Tatiana chegou ao posto por volta das 7h e, até às 9h, ainda não tinha passado pelas mãos de um médico.

A operadora de telemarketing Eliane Santana, 45, estava com dores no canal da urina e também reclamou da longa espera por atendimento de um médico. Apesar dos usuários informarem que só um médico atendia na UPA, a Secretaria Municipal de Saúde informou que nove profissionais, sendo cinco pediatras, estavam de plantão no local na manhã de hoje.

O mesmo problema foi constatado na UPA da Vila Almeida. O aposentado Eurídes Moreira, 70, levou a esposa de 65 para consultar. Ela estava com tontura e pressão alta. Segundo o marido, a mulher se recupera de um cateterismo, realizado há pouco tempo. Apesar da demora no atendimento, o aposentado defendeu o reajuste no salário dos médicos e considerou a greve justa.

Neste sábado é o quarto dia da greve dos médicos. Ontem à noite, em reunião no Ministério Público Estadual, a prefeitura e o sindicato da categoria sinalizaram para um entendimento para por fim à paralisação iniciada na quarta-feira (6).

Segundo a Sesau, 19 pediatras e 37 médicos atendem nos seis centros regionais de saúde, nas três UPAs e no Posto Avançado Integrado (antigo Centro Municipal de Atendimento Pediátrico) no Centro.

A escala de plantão pode ser conferida ao clicar aqui.

Nos siga no Google Notícias