ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

No dia do santo que junta pessoas, histórias revelam que casar continua na moda

Aline dos Santos | 13/06/2011 12:18
Após 32 anos de união, Vilma e Francisco se casaram na igreja.
Após 32 anos de união, Vilma e Francisco se casaram na igreja.

Depois de namoro às escondidas, fuga, três filhos e duradouros 32 anos de união, Vilma Coelho Penze Menezes, de 48 anos, se viu diante de um padre, prestes a dizer sim.

O casamento na igreja foi celebrado no último dia 25 de maio. No tradicional Mês das Noivas, a benção religiosa coroou o amor entre Vilma e Francisco de Assis Menezes, de 57 anos.

Marcada por percalços e superação, a história do casal começou em 1978. “Tinha 13 anos quando conheci meu marido. Mas me achava muito nova para namorar. Mas um ano depois, em 1978, começamos a namorar”, recorda Vilma.

Rotulado de “homem do mundo”, Francisco logo ganhou a desaprovação do pai da garota. “Meu pai era do tipo antigo, e achava meu namorado moderno”.

Mas a proibição não significou rompimento. O namoro escondido passou a ser em ritmo de aventura.

Foram dois anos correndo para fugir de flagrantes e tentando ludibriar os parentes. “Minha mãe vinha atrás e eu saía correndo, pulava muro”, conta Vilma, rindo das traquinagens do primeiro amor.

Mas nem tudo era diversão. “Meu pai juntou uns parentes e deu uma surra em mim e no meu namorado. Fiquei mais de uma semana com dores”, relata. Diante da rigidez da família, veio a decisão de fugir. “Era dia 29 de maio de 1979. A gente tinha terminado, mas ele me chamou de volta e propôs a fuga”.

Vilma conta que foi até sua casa, pegou algumas roupas e saiu pela porta da cozinha. No afobamento, deixou o registro de nascimento cair na soleira da porta. A fuga do casal, que morava em Bandeirantes, começou a pé.

“Lembro como se fosse hoje. Passamos num posto e perguntamos a hora. Eram 9h20 da noite”, relata. O casal conseguiu carona. Francisco foi até a firma onde trabalhava, perto de Rio Verde, para pegar dinheiro.

Nervoso, repetia aos conhecidos que havia “roubado” uma mulher. A primeira noite foi num hotel de beira de estrada. O casal foi para Rio Verde, morou em Campinas e está de volta a Bandeirantes. Vilma fugiu aos 16 anos, mas só conseguiu casar no civil aos 21 anos, pois o pai se negava a dar a autorização para o casamento.

Neste ano, o casal precisava se casar na igreja para batizar um sobrinho e Francisco fez surpresa. “Faltando três dias, ele disse que a gente ia casar. Achei que o padre ia chamar gente no canto e dar a benção. Mas foi um casamento normal”.

Conforme dados do IBGE, datados de 2009, dizer “sim” foi a opção de 13.488 casais de Mato Grosso do Sul. Das uniões, 82,7% foram entre solteiros; 5,2% entre divorciada e solteiro e 8,4% entre divorciado e solteira. O menor número foi de celebração entre divorciado, que corresponde a 3,6%.

Tudo novo, de novo – Recomeçar uma vida a dois após passar por separação foi o caminho trilhado há cinco anos por Zilda Silva Barbosa, de 51 anos. Ela conheceu o atual marido, Manoel Francisco Gonçalves, de 54 anos, há duas décadas atrás.

“Éramos conhecidos e nos aproximamos depois que ambos separamos. A gente começou a se encontrar, tinha a carência minha e a dele. Passamos a nos gostar e resolvemos casar”, conta.

Para Zilda, a segunda união está sendo bem melhor. “É completamente diferente. A gente está mais maduro, mais preparado e lida melhor com os problemas”, enfatiza.

Ela lembra que o primeiro passo é o mais difícil, devido às experiências já vividas é preciso vencer a desconfiança diante de um novo relacionamento.

Príncipe – Neste feriado de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, centenas de pessoas foram à igreja em busca de uma das 360 alianças espalhadas em um bolo de nove metros e 750 quilos.

Na fila, a manicure Vanessa Pereira, de 27 anos, busca o príncipe encantado. “Vim em busca de um casório”. O alvo é um rapaz cheio de qualidade. “Ele é romântico, cuidadoso, cavalheiro e ainda cuida bem da mãe”.

Nos siga no Google Notícias