ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

No Dia Mundial do Rim, entidades realizam campanha de prevenção na Capital

Flávia Lima | 10/03/2015 10:51

A ABREC-MS em comemoração ao dia Mundial do Rim, que acontece na segunda semana de março, realiza em parceria com a SBN (Sociedade Brasileira Nefrologia) a campanha Previna-se, que este ano tem como tema “Rins saudáveis”.

O foco é alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis, como a ingestão de água, mudança de estilo de vida e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.

Para mobilizar a população de Campo Grande, profissionais de saúde das entidades irão realizar, na quinta-feira (12), um dia de orientações. As atividades acontecerão em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), na praça Ary Coelho, centro da Capital.

Os profissionais prestarão orientações à população durante todo o dia. Serão realizadas atividades como orientação nutricional, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corpórea), orientação para pacientes de risco (hipertensos e diabéticos) e esclarecimento sobre a doença renal crônica.
Os pacientes diagnosticados com fatores de riscos para a doença serão avaliados e submetidos a exames mais específicos.

Dados

Entre os 7 milhões a 10 milhões de diabéticos brasileiros, um terço deverá apresentar perda progressiva da função renal, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Um em cada seis hipertensos também podem apresentar a evolução deste quadro. Outros agravantes para a doença renal crônica são a obesidade, histórico familiar, tabagismo, consumo de anti-inflamatórios não hormonais, dieta rica em proteína animal e sódio.

Conscientizar a população e preparar a saúde pública para diagnosticar precocemente um futuro quadro de problemas renais, está entre as principais armas da comunidade médica para conter o avanço da doença e onde estão concentrados os maiores esforços atuais da nefrologia.

Mais de quinze milhões de brasileiros têm algum grau de comprometimento das funções renais, mas apenas 100 mil sabem. De acordo com a SBN entre os anos 2000 e 2014 o número pacientes renais crônicos no país teve aumento de 134%.

O “World Kidney Day” (Dia Mundial do Rim) teve início em 2006 e é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF) para sensibilizar a sociedade da importância dos rins a nossa saúde, visando reduzir a frequência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados em todo o mundo.

Nos siga no Google Notícias