ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

No feriadão, pediatras atendem em dois postos e mães têm de cruzar a cidade

Desta vez problema não é a demora no atendimento, mas a peregrinação para encontrar socorro

Anahi Zurutuza e Christiane Reis | 14/11/2016 16:39
Apesar da distância para encontrar médicos para crianças, movimento é tranquilo na emenda do feriado (Foto: Marina Pacheco)
Apesar da distância para encontrar médicos para crianças, movimento é tranquilo na emenda do feriado (Foto: Marina Pacheco)

Na emenda do feriado da Proclamação da República, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) concentrou pediatras em apenas duas unidades de saúde 24 horas. Por conta da escala restrita às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Vila Almeida – no oeste de Campo Grande – e Coronel Antonino – no norte da Capital), desta vez, a reclamação não foi a demora no atendimento, mas a peregrinação em busca de socorro para as crianças.

Luana Carvalho de Moraes cruzou a cidade para conseguir uma consulta para a filha Diana, de 1 ano. Na tarde desta segunda-feira (14), ela saiu de casa, no bairro bairro Aero Rancho – região sul – e foi até a UPA do Coronel Antonino, onde a filha foi diagnosticada com pneumonia. “Foi bem rápido para atenderem ela, mas o difícil é a distância. Sorte que eu consegui uma carona com a minha prima”.

Para conseguir atendimento para o filho Josué, de 2 anos, Ana Amélia Garcia saiu do bairro Mário Covas – também no extremo sul da Capital – e foi até a Vila Almeida. “Eu tenho carro, mas imagina quem não tem. É muito ruim isso. Deveriam distribuir melhor [a escala de pediatras]”, lamentou.

Conforme divulgou a Sesau pela manhã, hoje só haverá pediatras em mais postos à noite.

Estão escalados para atender crianças a partir das 18h: seis médicos na UPA do Coronel Antonino, seis na UPA da Vila Almeida, cinco na UPA do Universitário, cinco na UPA das Moreninha, cinco na UPA do Leblon, quatro no CRS (Centro Regional de Saúde da Coophavilla 2, quatro no CRS do Tiradentes e três no CRS do Nova Bahia.

Nos siga no Google Notícias