ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

No segundo dia de mudança, famílias começam resistir à remoção de favela

Viviane Oliveira e Natalia Yahn | 08/03/2016 09:59
Algumas famílias começam a resistir remoção. (Foto: Marcos Ermínio)
Algumas famílias começam a resistir remoção. (Foto: Marcos Ermínio)
Rogérip protesta contra remoção. (Foto: Marcos Ermínio)
Rogérip protesta contra remoção. (Foto: Marcos Ermínio)

As famílias da favela Cidade de Deus, na região do Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande, começam resistir à remoção e dão sinais de que não vão sair do local. Esta terça-feira (8) é o segundo dia de desocupação da área iniciada pela Prefeitura desde ontem (7).

A população transferida vai para o Bairro Vespasiano Martins. Eles alegam que o local não tem nenhum tipo de estrutura.

Moradora há 3 anos na comunidade, Edileusa Luiz, 37 anos, ajuda a cuidar de 145 crianças da creche Filhos da Misericórdia, instituição criada por uma missionária. “Eu não vou sair daqui. A gente não vai conseguir montar uma escola lá, para onde estão querendo nos levar”, reclama. Edileusa tem três filhos e um deles estuda na instituição. “Com a mudança, muitas crianças, que não estão na creche e nem na escola, vão ficar sem projeto.

Também há 3 anos na favela, Jucineide da Costa, 45 anos, está revoltada com o kit barraco com lonas, pregos e cordões. “As pessoas que foram para o terreno do Vespasiano Martins, ainda não conseguiram montar seus barracos, pois faltou prego e a prefeitura já informou que é um kit para cada um”, reclama.

Em forma de protesto contra a remoção para um local sem estrutura, Rogério Carvalho do Carmo, 29 anos, segura um sago de prego, martelo e o Título de Eleitor. “Estou revoltado com a situação. É um absurdo o que o prefeito está fazendo com a gente. A resposta do descaso com o povo será nas urnas com o voto”, afirma.

Ele falou que a população da comunidade se sente intimidada com a quantidade de policiais e guardas que a prefeitura colocou no local. “Só quem mora em favela sabe os problemas que temos aqui. A gente não vai confrontar com a polícia, mas só vamos sair se for para um lugar melhor, diz.

Enquanto algumas famílias resistem, outras se conformaram e estão satisfeitas com a mudança. “Na favela a gente sofre com a questão de água e luz, que são ligadas através de gambiarras. Para onde vamos, não teremos esse problema”, diz Jorge Antônio Silva, 40 anos. Ele mora e um barraco com a esposa e duas crianças de 10 meses e 9 anos. Veja a galeria de imagens.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias