ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Nova associação de Anhanduí tenta há sete meses tomar posse

Presidente que estava no poder há 17 anos se nega a entregar chaves

Helton Verão | 20/01/2013 09:31
Elisabeth apresenta documento da Seintrha e boletins de ocorrências, tudo para conseguir a sua posse (Foto: João Garrigó)
Elisabeth apresenta documento da Seintrha e boletins de ocorrências, tudo para conseguir a sua posse (Foto: João Garrigó)
O terreno (a esquerda) e o salão comunitário fechado a população (Foto: João Garrigó)
O terreno (a esquerda) e o salão comunitário fechado a população (Foto: João Garrigó)

O distrito de Anhanduí vive um imbróglio de quase sete meses sobre o resultado da eleição para presidência da Associação de Moradores. A votação que aconteceu em junho do ano passado, registrou a vitória da chapa 2, liderada por Elisabeth Pannebecker, mas o presidente, Nailo Resende Barbosa, de 66 anos, que esteve no poder por 17 anos, se nega a entregar as chaves da associação, alegando que a eleição não foi oficial.

A presidente eleita já registrou dois boletins de ocorrência na Polícia Também notificou na Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) sobre o caso, mas segundo ela, não houve sucesso nas solicitações de entrega das chaves e documentos.

“Ele está no poder há 17 anos, nunca fez nada por Anhanduí, a chapa dele topou a eleição achando que ganharia fácil, acabaram derrotados, agora não quer de jeito algum entregar as chaves da associação”, reclama a nova presidente.

Segundo Elisabeth, além de não entregar as chaves do salão comunitário do distrito, Nailo estaria isolando algumas partes do terreno para uso pessoal e chegou a dizer que só entregaria se fosse com a condição que o terreno ficasse com ele.

“A princípio ele na anunciou na rádio da cidade que entregaria as chaves, depois voltou atrás, sempre respondendo que a parte do distrito está lá (salão), querendo uma espécie de algo em troca, que seria esta parte do terreno”, conta Elisabeth.

Outras acusações são feitas pela chapa vencedora e também os moradores, como a utilização do salão comunitário para uso pessoal, como estoque de aparelhos e móveis, além de já ter alugado o mesmo para firmas e empresas e todo o embolso também teria ficado com Nailo.

“Não temos ideia qual é a função da Associação de Moradores aqui, pois não acontece nada aqui em Anhanduí. Se aquele salão era para uso comunitário, faz muito tempo que não vejo ele aberto”, comenta o comerciante Mario de Oliveira, de 53 anos.

Salão segue trancado sem qualquer utilização pública nos últimos anos (Foto: João Garrigó)
Salão segue trancado sem qualquer utilização pública nos últimos anos (Foto: João Garrigó)

O repositor de estoque Givaldo Alves, de 35 anos, também afirmou que o salão não tem sido utilizado há muito tempo. “A última vez que vi ele aberto foi durante a reforma, mas na verdade acho que faltou dinheiro por que ela não foi concluída”, lamenta.

A reportagem do Campo Grande News conversou com Nailo Resende, que afirmou não entregar as chaves e documentação da associação por a eleição que foi realizada, segundo ele não ter sido legítima.

“A eleição não foi oficial, não posso entregar a chave para qualquer para algo que não foi verdadeira”, afirma Resende. Sobre o salão, ele confirma ter materiais e móveis pessoais estocados no espaço comunitário, mas diz que na primeira oportunidade o desocuparia, para a nova gestão.

Segundo Nailo, ele não teve qualquer tipo de ligação com a chapa derrotada na eleição. E que o terreno cercado ao lado do galpão comunitário não tem nenhum tipo de registro, possibilitando assim a legalização em seu nome.

A eleição da Associação de Moradores de Anhanduí foi convocada pela UMAM (União Municipal das Associações de Moradores), e protocolada em cartório.

A prefeitura municipal de Campo Grande, que tem a responsabilidade pelo distrito, se pronunciou através da sua assessoria de comunicação, e diz não poder interferir nas decisões de associações como a de Anhanduí. Sobre a questão do terreno, se considerado de posse do município, será exigida a desapropriação assim que for necessária a utilização da mesma.

A presidente eleita, dona Elisabeth Pannebecker, diz estar planejando iniciar os cursos para a população da região e reuniões para a gestão da Associação dos Moradores em sua própria residência, inclusive a “cerimônia” de posse.

Entre a população, o desejo pela emancipação do distrito é quase unânime, todos os entrevistados pela reportagem expressaram o desejo por um governante local e independente.

Até o momento, não existe nenhum compromisso agendado pelo prefeito Alcides Bernal para Anhanduí.

Nos siga no Google Notícias