ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Nova lei interdita avenidas do Parque dos Poderes aos finais de semana

Liana Feitosa | 08/09/2015 11:20
Uma faixa das avenidas Desembargador José Nunes da Cunha e da Avenida do Poeta, à margem da reserva do Parque Estadual do Prosa, será interditada aos sábados, domingos e feriados. (Foto: Pedro Peralta)
Uma faixa das avenidas Desembargador José Nunes da Cunha e da Avenida do Poeta, à margem da reserva do Parque Estadual do Prosa, será interditada aos sábados, domingos e feriados. (Foto: Pedro Peralta)

Em 90 dias entrarão em vigor as mudanças necessárias para que as Avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha, localizadas no bairro Parque dos Poderes, em Campo Grande, ganhem ciclofaixas e espaços para a prática de exercícios físicos. As mudanças ocorrerão por causa de uma nova lei, intitulada "Projeto Amigos do Parque", que foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na última sexta-feira (4).

O projeto incentiva a utilização do espaço com o objetivo de tornar o Parque dos Poderes um local para recreação, turismo em contato com a natureza e prática de atividades físicas. Para isso, uma via dessas avenidas, à margem da reserva do Parque Estadual do Prosa, será interditada aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.

"Acho a iniciativa muito boa. Aqui é muito bom para caminhar, gosto muito por causa da sombra das árvores", afirmou uma psicóloga de 29 anos que preferiu não informar o nome. Ela caminha na Avenida do Poeta pelo menos três vezes por semana.

Já para o delegado aposentado Venizelos Papacosta Filho, as mudanças nessas vias não parecer ser tão necessárias. "Está tão bom assim, pra quê mexer? Pra mim, esse dinheiro poderia ser gasto em outras coisas, poderiam iluminar mais essas ruas, por exemplo", considerou.

Ele caminha pela região há pelo menos oito anos e considera as sombras uma grande vantagem do Parque dos Poderes. "Esse é o melhor lugar de Campo Grande para caminhar. É tranquilo, não tem movimento grande e as sombras amenizam o calor", finaliza.

O projeto incentiva a utilização do espaço com o objetivo de tornar o Parque dos Poderes um local para recreação.
O projeto incentiva a utilização do espaço com o objetivo de tornar o Parque dos Poderes um local para recreação.

O projeto está subordinado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que deverão implementar melhorias para que a lei seja efetiva.

A Sejusp deverá disponibilizar servidores para fiscalizar o trânsito e realizar a segurança dos condutores, pedestres e ciclistas durante os dias de bloqueio.

Além disso, o Detran implantará sinalização horizontal nessas vias, com símbolos e faixa de trânsito de uso de ciclistas. O órgão também irá criar técnicas de organização das vias onde há lombada eletrônica para que os condutores que dirigem na contramão da via não sejam penalizados. As ruas que dão acesso a construções particulares da região não serão prejudicadas pelas interdições.

A lei também orienta a colocação de placas de sinalização que avisam que a via fica interditada para veículos automotores aos sábados, domingos e feriados. Foi dado o prazo de 90 dias para que as modificações sejam feitas na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha e na Avenida do Poeta e, assim, o projeto passe a ser executado.

Nos siga no Google Notícias