ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Nova secretaria irá fazer prevenção ao uso de drogas em escolas, diz Olarte

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 13/08/2014 11:36
Olarte afirmou que nova secretaria irá atuar na prevenção e repreensão de drogas (Foto: Marcelo Calazans)
Olarte afirmou que nova secretaria irá atuar na prevenção e repreensão de drogas (Foto: Marcelo Calazans)
Odilon de Oliveira diz que é preciso reduzir indicativo de estudantes com acesso a drogas nas escolas (Foto: Marcelo Calazans)
Odilon de Oliveira diz que é preciso reduzir indicativo de estudantes com acesso a drogas nas escolas (Foto: Marcelo Calazans)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) afirmou hoje (13), durante audiência pública, que a Secretaria Municipal de Segurança Pública irá conseguir além de recursos destinados a aparelhamento e treinamento dos guardas, ações e atividades voltadas a prevenção e repreensão ao uso de drogas nas escolas da Capital.

"Temos que sair dos discursos e ir em busca das soluções, hoje não há instrumentos legais para atuação, com a nova secretaria teremos condições, vamos encaminhar imediatamente o projeto para Câmara Municipal e esperamos o apoio dos vereadores", afirmou ele.

O prefeito ressaltou que desta forma Campo Grande vai seguir o exemplo de grandes cidades como Nova Iorque e Londres, onde a responsabilidade da segurança é do município. "Não cabe mais ao prefeito apontar esta tarefa para outros, agora iremos atuar neste setor".

O juiz federal Odilon de Oliveira ressaltou que com a atuação da Secretaria no combate as drogas, esta poderá contribuir para reverter o indicador da ONU (Organizações das Nações Unidas) que aponta que 17% dos 50 milhões de jovens no país, que estão cursando o ensino fundamental, tem acesso às drogas dentro das escolas.

O secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, ponderou que a nova pasta irá realizar ações integradas com outras secretárias, para desenvolver da melhor forma possível seu ramo de atuação. "Os projetos terão o apoio de recursos do governo federal, que será um parceiro neste trabalho".

Suficiente - O presidente do Sindicato dos guardas municipais de Campo Grande, Hudson Bomfim, afirmou que o quadro de 1.350 guardas é o suficiente neste momento, tendo como prioridade a capacitação e reciclagem destes profissionais. "Não é preciso novos concursos agora, temos que buscar a qualificação e cursos nos moldes da Polícia Militar".

O prefeito Gilmar Olarte ponderou que os guardas que irão utilizar armamento precisam estar preparados técnicos e psicologicamente. A sede do Comando da Guarda irá mudar de local, indo para a Avenida Costa e Silva, ao lado do antigo prédio do Atacadão, tendo a disposição espaço para treinamento.

Nos siga no Google Notícias