ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Novo Código de Segurança contra Incêndio força empresas a se adequarem no Estado

Luciana Brazil | 03/09/2013 08:15
Incêndio no Paulistão em dezembro do ano passado ajudou a acelerar a a provação do novo código. (Foto: Arquivo)
Incêndio no Paulistão em dezembro do ano passado ajudou a acelerar a a provação do novo código. (Foto: Arquivo)

Com o novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, instituído recentemente pelo Corpo de Bombeiros do Estado, novas técnicas construtivas e equipamentos de proteção, já usados nos padrões mundiais de segurança, precisaram ser adotados pelas empresas.

Além das antigas técnicas, o código passa a exigir um plano de emergência, o controle rigoroso dos materiais a serem empregados na construção, comprovação da segurança das estruturas e das instalações, carga de incêndio das edificações, brigada de incêndio e outras determinações que priorizam o aumento da segurança e a minimização dos riscos de incêndio e desabamentos.

O engenheiro Mario Borges da empresa Cosenge, especializada na elaboração de projetos de segurança contra incêndio, alerta para a nova legislação. “O novo código é muito mais abrangente e exigente em relação ao antigo decreto que vigorou por 23 anos e já não atendia os padrões de segurança adotados mundialmente”.

Segundo ele, já faziam parte do código a instalação de hidrantes, extintores e a iluminação de emergência.

O diretor técnico do Corpo de Bombeiros, coronel Armindo Oliveira Franco, explica que a legislação já vinha sendo avaliada, mas diante de episódios como o incêndio na loja Paulistão e no edifício Leonardo Da Vinci, que causou a morte de duas pessoas, trouxeram celeridade à aprovação da nova legislação.

“O código era de 1990, baseado nos padrões de São Paulo. Porém, São Paulo teve três alterações durante esses 23 anos e nós ficamos estagnados”, lembra o coronel.

Segundo ele, hoje a legislação do Estado segue o padrão mundial de segurança. “Com o novo código, passamos a classificar as ocupações em 12 tipos e em função delas temos 23 medidas de segurança”.

Ele ainda explica que são feitas análises de cada ocupação de acordo com a altura da edificação, com a área construída e com a carga de incêndio. “Com essas análises classificamos se existe baixo, médio ou alto risco de incêndio”. O coronel ressalta que “Mato Grosso do Sul está dentro dos padrões da Associação Americana NationalFireProtectionAssociation (NFPA)”.

A nova legislação em vigor também concede aos bombeiros a prerrogativa de multar, embargar e interditar edificações que estejam em desacordo com as normas de segurança e ofereçam riscos aos usuários ou a população.

Nos siga no Google Notícias