ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Novo comandante da Guarda assume cotado para comandar secretaria

Ludyney Moura e Kleber Clajus | 02/10/2014 10:32
Valério Azambuja é policial federal aposentado e estava à frente de uma secretaria em Ponta Porã (Foto: Kleber Clajus)
Valério Azambuja é policial federal aposentado e estava à frente de uma secretaria em Ponta Porã (Foto: Kleber Clajus)

O novo comandante da Guarda Municipal de Campo Grande, Valério Azambuja, estava há pouco mais de um ano à frente da Secretário Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, e chega no novo cargo prometendo melhorias para os seus comandados.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) explicou que a experiência de Azambuja à frente de uma secretaria que ele pretende implantar na Capital pesou na escolha do substituto do coronel Jonys Cabrera. A intenção de Olarte é angariar recursos para aparelhamento da Guarda Municipal, e para ações de combate às drogas e redução de acidentes de trânsito.

Azambuja tomou posse revelando que estabelecerá projeto que adapte a Guarda Municipal à legislação federal e também a converta em Secretaria Municipal de Segurança Pública. A proposta deve ser encaminhada até o final do mês para a Câmara Municipal, a fim de consolidar essa transição para fechar convênios com a Polícia Federal mo intuito de se receber armas e treinamento para os agentes da corporação.

“O processo já vem andando. Vamos aproveitar o que foi deixado pelo coronel Jonys e aprimorar o trabalho. Ainda esta tarde vamos nos reunir para fechar as diretrizes e o planejamento das ações a serem implantadas na Capital”, disse o novo comandante da Guarda Municipal.

A ideia de Valério Azambuja é ter um grupo de elite dentro da corporação, que passe pela capacitação e testes psicológicos rigorosos na PF, para saber se estão realmente aptos a portar armas de fogo. O convite para assumir a Guarda da Capital aconteceu na última terça-feira (30 de setembro).

“Foi uma grata surpresa, pois sou de Campo Grande. Vou continuar assessorando a secretaria em Ponta Porã, e nosso objetivo maior é que seja criado um consórcio entre as Guardas Municipais do Estado para que elas se fortaleçam na busca de recursos”, finalizou Valério Azambuja, que ainda precisa voltar à fronteira para pedir sua exoneração da antiga função.

Valério Azambuja é agente de Polícia Federal aposentado, e estava desde julho de 2013 à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã. Ele é graduado em Direito, especialista em licitações e Contratos e em planejamento na administração pública, além de cursos de especialização na área policial e administrativa no DPF-MJ (Departamento de Policia Federal, Ministério da Justiça).

Nos siga no Google Notícias