ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Novo sistema de emissão de cartão para vagas especiais já está disponível

Flávia Lima e Antonio Marques | 09/07/2015 11:00
Documento é impresso em agências do Detran e da Agetran. (Foto:Antonio Marques)
Documento é impresso em agências do Detran e da Agetran. (Foto:Antonio Marques)
Prefeito e promotora lançam novo sistema no MPE (Foto: Antonio Marques)
Prefeito e promotora lançam novo sistema no MPE (Foto: Antonio Marques)

Durante o lançamento do novo sistema que vai facilitar o acesso ao cartão de estacionamento para vagas de idosos e deficientes, a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Elizabeth Felix, fez uma simulação de solicitação do cartão, comprovando que o sistema já está apto para ser utilizado pela população.

Em Campo Grande, existem 60.063 condutores acima de 60 anos, dentro de um universo de 378.103 motoristas, que podem ser beneficiados com o direito de estacionar nas vagas especiais.

Para ter direito ao cartão, o idoso ou pessoa portadora de alguma deficiência deve acessar o site da Agetran ou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e fazer o cadastro através do link disponível. Depois basta imprimir o protocolo e levar até uma agência do Detran ou da Agetran, junto cm os documentos pessoas e solicitar a impressão do documento, que sai na hora.

Caso a pessoa seja portadora de alguma deficiência, é preciso também levar um laudo médico atestando o problema. Presente no lançamento, o prefeito Gilmar Olarte (PP), ressaltou que o processo é menos burocrático e irá propiciar mais agilidade à essa população em usufruir de um direito adquirido.

“Daqui para frente vamos facilitar a vida da melhor idade e das pessoas com deficiência”, destacou o prefeito. O presidente da ACBR (Associação Campo Grandense Beneficente de Reabilitação), David Marques, também elogiou o novo sistema e disse que muitas pessoas desistiam de pedir o cartão pela dificuldade de ir até a Agetran.

“Acredito que o número de emissão de cartões vai crescer. Além disso, o sistema vai de encontro com a necessidade real de quem tem dificuldade de locomoção e vai fazer com que mais pessoas tenham legitimidade para usar as vagas”, afirmou.

A multa para quem estacionar nas vagas especiais sem utilizar o cartão é de R$ 127,00, além de cinco pontos na carteira. A promotora de Justiça dos Direitos Humanos, Jaceguara Dantas da Silva Passos ressaltou que a lei 13147/2015, que equipara as vias terrestres com as vias internas de supermercados, shoppings e condomínios entra em vigor apenas em janeiro de 2016, porém vários estabelecimentos da Capital já estão se adequando para atender a nova legislação, que obriga destinação de 5% das vagas para idosos e 2% para deficientes.

Nos siga no Google Notícias