ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Novo superintendente da PF assume esperando reforços na fronteira

Ana Paula Carvalho | 11/08/2011 19:49
Novo superintendente da Polícia Federal assina termo de posse. (Foto: João Garrigó)
Novo superintendente da Polícia Federal assina termo de posse. (Foto: João Garrigó)

O novo superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, delegado Edgar Paulo Marcon, tomou posse nesta quinta-feira (11) em cerimônia realizada no auditório da Base Aérea de Campo Grande.

A solenidade contou com a presença de deputados federais e estaduais, governador André Puccinelli, o prefeito Nelsinho Trad, e representantes de órgãos e instituições da Segurança Pública e das Forças Armadas. Edegar Paulo Marcon disse que há expectativa de reforço das ações da PF na fronteira com a implementação de projeto que prevê a abertura de concurso público para formação de agentes.

O juiz federal Odilon de Oliveira, comentou a nomeação do novo superintendente, afrimando que ela foi acertada, porque Marcon conhece bem a realidade do Estado, principalmente das regiões de fronteira. Ainda segundo ele, o novo empossado tem conhecimento operacional e administrativo, e isso é muito importante para comandar a Polícia Federal.

Falta de efetivo - Quanto ao policiamento na região de fronteira, o juiz comentou que há necessidade de aumentar o efetivo em pelo menos três vezes. Também é necessário melhorar a estrutura oferecida à Polícia.

“O governo federal tem que dar mais atenção para Mato Grosso do Sul, porque os policiais, não só os federais, mas todos os outros, não prestam serviço apenas para o Estado, mas sim para todo o país, porque impedem que armas e drogas entrem pela fronteira”, disse.

Ainda de acordo com o magistrado, hoje a PF em Corumbá, Ponta Porã e Naviraí tem aproximadamente 100 agentes e 20 delegados. “Isso é muito pouco. Tem que triplicar”, reforça.

Segundo o novo superintendente da Polícia Federal, há um projeto de reestruturação que deve ser implantado ainda este ano, com a abertura de concurso para agentes da PF e com a melhoria da estrutura física e de recursos humanos.

Ainda na solenidade de posse, o novo superintendente afirmou que dará continuidade ao trabalho do ex-superintendente José Rita Martins Lara, de manter parcerias com os prefeitos, governo, Judiciário e Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal. “Um órgão só não consegue resolver nada sozinho”, afirma. O governador André Puccinelli manifestou a disposição de continuar o trabalho de parceria para reforçar as ações de segurança, combate à violência e ao crime organizado, principalmente ao narcotráfico.

Nos siga no Google Notícias