ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Novos ônibus começam a circular na semana que vem na Capital

Luciana Brazil | 14/11/2012 17:55
Novos ônibus foram apresentados hoje. (Foto: Simão Nogueira)
Novos ônibus foram apresentados hoje. (Foto: Simão Nogueira)

Tecnologia e renovação da frota marcaram a assinatura da ordem de serviço que autoriza o Consórcio Guaicurus a prestar serviço no transporte público em Campo Grande nos próximos 20 anos.

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) firmou o documento que permite o consórcio, formado por quatro empresas, a iniciar a exploração do transporte na Capital. Além da tecnologia, serão de imediato 25 novos ônibus em circulação já no próximo dia 26 de novembro, sendo 20 deles convencionais e cinco articulados.

No período de um ano, mais 25 coletivos serão somados a frota, totalizando 600 ônibus. Hoje, o número é de 550 veículos. Segundo o diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Rudel Trindade, os 600 carros somam um número adequado para a cidade.

Durante a vigência do contrato, as empresas participantes do consórcio deverão investir, de acordo com o edital, R$350 milhões na melhoria do transporte urbano em Campo Grande. Devem ser incluídas no investimento a renovação da frota, a implantação da tecnologia e a qualificação da mão de obra. Novos terminais de transbordo também fazem parte do projeto.

Equipados com câmeras de segurança e GPS (Sistema de Localização por Satélite), os novos ônibus convencionais percorrerão a cidade em dois tamanhos, 13,20 metros os novos, e 11 metros os que já estão em funcionamento.

Já os articulados terão ar-condicionado, sensor de estacionamento e câmeras nas portas de desembarque. Os articulados são maiores, com 20 metros, dois a mais dos que já estão em circulação pelas ruas.

O responsável pela montagem dos ônibus, Judson Arantes, da empresa Marcopolo, explica que os ônibus articulados também são maiores nas medidas. “Eles têm 2,60 metros de largura, 2,30 de altura e 20 metros de comprimento”

Durante o evento, o prefeito ressaltou que a iniciativa do novo transporte público é fruto de sua administração e destacou que Campo Grande será uma das únicas cidades que vão receber o PAC II, mesmo não sendo sede da Copa de 2014.

“O PAC necessita de uma sequência de ações da próxima administração para que não se perca os recursos já alcançados”, frisou Trad.

Ao todo, R$180 milhões oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) II Mobilidade Urbana serão investidos na melhoria do transporte público.

Também estão previstos 50 km de corredor exclusivo para ônibus, além do novos terminais, Tiradentes e São Francisco, e as ciclovias, muitas já em contrução.

Tecnologia: Imagens reais de dentro do ônibus e também do trânsito serão transmitidas para a Central de Monitoramento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Os usuários também poderão acompanhar o horário que os coletivos estarão nos pontos, por meio da internet, pelo computador ou celular, como já existe em grandes cidades.

Outra inovação vai beneficiar os deficientes que terão, por meio de um aplicativo no celular, como verificar os horários dos ônibus.

Nos siga no Google Notícias