ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Número de atendimentos diários praticamente dobra na Casa da Mulher Brasileira

Renan Nucci | 24/04/2015 11:24
A primeira Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em fevereiro deste ano. (Foto: Marcelo Calazans)
A primeira Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em fevereiro deste ano. (Foto: Marcelo Calazans)

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, inaugurada dia 03 de fevereiro no Jardim Imá, registra crescimento no número de atendimento de vítimas de violência doméstica. De acordo com a assessoria de imprensa da Semmu (Secretaria Municipal de Polícia Para as Mulheres), a média diária subiu de 24 para 45 atendimentos. Somente entre 4 e 19 de abril, 686 mulheres procuraram a Casa, enquanto que nos dois primeiros meses foram 1.427.

A secretária Liz Derzi, titular da Semmu, atribuiu este crescimento à estrutura oferecida no local, indo além de uma unidade da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) que funciona 24 horas. "É muito mais do que isso. É um lugar onde a mulher se sente acolhida, protegida e fortalecida, disposta a romper um ciclo de violência muitas vezes suportado por décadas", explicou a secretária, lembrando que Campo Grande é a capital brasileira com a maior taxa de registros na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

Um mês após a abertura oficial, a instituição pioneira no país inaugurou em suas instalações a 1ª Vara de Medidas Protetivas. Paras as vítimas que chegam fragilizadas após as agressões é oferecido abrigo por até 48 horas, com atendimento em tempo integral e área pedagógica para as crianças. Vale lembrar que Mato Grosso do Sul é o quinto estado mais violento do Brasil. "O aumento no número de vítimas que nos procuram deixa evidente que as mulheres estão despertando para seus direitos e que existe uma grande estrutura que realmente funciona para atendê-la", afirma promotora Paula Volpe.

A casa - A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi inaugurada no dia 3 de fevereiro de 2015. É um complexo que conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, defensoria, promotoria, alojamento de passagem, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência. A ação faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). O Governo Federal viabiliza a implantação do projeto em outras capitais.

Nos siga no Google Notícias